O Brincar e a Docência: Encontros e Desencontros na Formação Inicial dos Profissionais da Infância

  • Leilane dos Santos Rohleder UFMT
  • Cleomar Ferreira Gomes UFMT

Resumo


Este artigo faz parte da construção teórica da dissertação de mestrado que se encontra em andamento no curso do Programa de Pós-graduação em Educação da linha Culturas Escolares e Linguagens. Em busca de compreender as singularidades da Educação Infantil e a formação docente, percebemos a importância de trazer reflexões que apoiam as potencialidades da criança pequena e da formação incial daquele que irá conduzir infinitas possibilidades de experiências e mediar saberes ― o Professor.Apoiado em Kishimoto (2005); Kramer (2006); Gomes (2020); Brougère (1998); Caillois (2017); Gil (2012); Pimenta e Anastasiou (2002) discutiremos algumas questões que mobilizam as especificidades da Educação Infantil, bem como os encontros e desencontros da formação inicial dos profissionais desta etapa.Torna-se fundamental entender quem são as crianças, os modos como elas interagem e se constituem enquanto sujeitosde aprendizagens, mas também, se faz necessário conhecer e discutir sobre o processo de formação da infância desenvolvido nos cursos superiores em especial a Pedagogia, primeiro passo na construção da identidade docente. Pensar em um percurso formativo que oportuniza uma reflexão sobre as conquistas e avanços da Educação Infantil é pensar em um currículo voltado à interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Educação Infantil, Infância, Formação inicial

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Publicado
08/11/2021
ROHLEDER, Leilane dos Santos; GOMES, Cleomar Ferreira. O Brincar e a Docência: Encontros e Desencontros na Formação Inicial dos Profissionais da Infância. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 160-169. ISSN 2447-8776.