O Brincar e a Docência: Encontros e Desencontros na Formação Inicial dos Profissionais da Infância
Resumo
Este artigo faz parte da construção teórica da dissertação de mestrado que se encontra em andamento no curso do Programa de Pós-graduação em Educação da linha Culturas Escolares e Linguagens. Em busca de compreender as singularidades da Educação Infantil e a formação docente, percebemos a importância de trazer reflexões que apoiam as potencialidades da criança pequena e da formação incial daquele que irá conduzir infinitas possibilidades de experiências e mediar saberes ― o Professor.Apoiado em Kishimoto (2005); Kramer (2006); Gomes (2020); Brougère (1998); Caillois (2017); Gil (2012); Pimenta e Anastasiou (2002) discutiremos algumas questões que mobilizam as especificidades da Educação Infantil, bem como os encontros e desencontros da formação inicial dos profissionais desta etapa.Torna-se fundamental entender quem são as crianças, os modos como elas interagem e se constituem enquanto sujeitosde aprendizagens, mas também, se faz necessário conhecer e discutir sobre o processo de formação da infância desenvolvido nos cursos superiores em especial a Pedagogia, primeiro passo na construção da identidade docente. Pensar em um percurso formativo que oportuniza uma reflexão sobre as conquistas e avanços da Educação Infantil é pensar em um currículo voltado à interdisciplinaridade.
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