O Brincar e a Docência: Encontros e Desencontros na Formação Inicial dos Profissionais da Infância

  • Leilane dos Santos Rohleder UFMT
  • Cleomar Ferreira Gomes UFMT

Resumo


Este artigo faz parte da construção teórica da dissertação de mestrado que se encontra em andamento no curso do Programa de Pós-graduação em Educação da linha Culturas Escolares e Linguagens. Em busca de compreender as singularidades da Educação Infantil e a formação docente, percebemos a importância de trazer reflexões que apoiam as potencialidades da criança pequena e da formação incial daquele que irá conduzir infinitas possibilidades de experiências e mediar saberes ― o Professor.Apoiado em Kishimoto (2005); Kramer (2006); Gomes (2020); Brougère (1998); Caillois (2017); Gil (2012); Pimenta e Anastasiou (2002) discutiremos algumas questões que mobilizam as especificidades da Educação Infantil, bem como os encontros e desencontros da formação inicial dos profissionais desta etapa.Torna-se fundamental entender quem são as crianças, os modos como elas interagem e se constituem enquanto sujeitosde aprendizagens, mas também, se faz necessário conhecer e discutir sobre o processo de formação da infância desenvolvido nos cursos superiores em especial a Pedagogia, primeiro passo na construção da identidade docente. Pensar em um percurso formativo que oportuniza uma reflexão sobre as conquistas e avanços da Educação Infantil é pensar em um currículo voltado à interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Educação Infantil, Infância, Formação inicial

Referências

BENTO, Jorge Olímpio. Formação de mestres e doutores: exigências e competências. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto/Portugal, v. 8, n. 1, p. 169-183, jan./abr. 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

CAILLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens: a máscara e a vertigem. Edições Lisboa: Cotovia, 2017.

GIL, Antonio C. Didática do ensino superior. 1. Ed. – 7. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

GOMES, Cleomar Ferreira. O Corpo Pandêmico: uma reflexão sobre as imagens, as linguagens e suas pedagogias- online - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Corporeidade e Ludicidade (GEPCOL), da Linha de Pesquisa: Culturas Escolares e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Cuiabá/MT.2020.

KISHIMOTO, Tizuko M. Salas de aula de escolas infantis: domínio da fila, tempo de espera e falta de autonomia da criança. Nuances: Revista do curso de pedagogia, Presidente Prudente, v. 5, n. 4, p.1-7, julho de 1999.

KISHIMOTO, Tizuko M. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In.: MACHADO, M. L. A. (org.). Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, p. 107-115. 2005.

KISHIMOTO, Tizuko M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008.

KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 8 ed. – São Paulo: Cortez, 2006. Biblioteca da Educação – Série 1 – Escola;v3.

MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. Ed – São Paulo: Cortez, 2005. MONTAGU, Ashley. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.

MOYLES, J.A pedagogia do brincar. Revista Pátio Educação Infantil, ano VII, n.21, nov.- dez. 2009, p.18-21.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia & FORMOSINHO, João. Associação criança. Um contexto de formação em contexto. Braga, Livraria Minho, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior – São Paulo: Cortez, 2002. – (Coleção Docência em Formação).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Da docência no Ensino Superior: Condições e Exigências. Comunicações. Piracicaba. Ano20.n1. p 43-52. Jan-Jun. 2013.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ROHLEDER, Leilane dos Santos; GOMES, Cleomar Ferreira. O Brincar e a Docência: Encontros e Desencontros na Formação Inicial dos Profissionais da Infância. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 160-169. ISSN 2447-8776.