Atendimento Educacional Especializado (AEE) Mediado por Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia

  • Éder Gomes de Oliveira UFMT

Resumo


Este artigo apresenta traz uma análise sobre os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempo de pandemia nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), tendo como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no acesso e construção da aprendizagem na modalidade de aulas remotas. Buscando entender a importância do problema: Quais foram os desafios enfrentados para com atendimento aos alunos com deficiência acesso e construção da aprendizagem nos tempos de pandemia na modalidade de aulas remotas? Visando apontar quais destacar os recursos tecnológicos utilizados para o atendimento do aluno com deficiência na educação básica do município de Cuiabá. Trazendo a revisão da literatura referente a temática, educação inclusiva e do acompanhamento desse público em especial. Por ser um assunto escasso e por se tratar de um evento recente o COVID-19, trazendo para a luz do entendimento referencial teórico para luz do entendimento. Portanto, AEE vem se desdobrando junto da sala regular, através do diálogo e de constantes avaliações de suas próprias práticas com o fim de encontrar estratégias adequadas. Por sua vez, o acesso à internet e as Tecnologias Digitais (TDs) constituem barreira para que a inclusão seja de fato possível.

Palavras-chave: Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), Atendimento Educacional Especializado (AEE), Tecnologias Digitais (TD)

Referências

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade do conhecimento. In: ASSMANN, H. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005

BAGGIO, R. Sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, ago. 2000, vol. 29, n. 2, p.16-21.

BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. - 3ª. ed. Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.

BRASIL. DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.Brasília, 2009.

BRASIL. DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 2004.

BRASIL. Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limites. Decreto 7.612 de novembro de 2011.

CASA NOVA, S.P.C, LEAL, E.A., MIRANDA, G.J., NOGUEIRA, D.R. TCC Trabalho de Conclusão de Curso. 1º ed. Saraiva Educação, São Paulo, p.48, 2020.

LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. Curitiba: Appris, 2015. P 329

LEITE, Bruno S. Kahoot! e Socrative como recursos para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa gamificada no ensino de Química: química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 147-156, maio 2020. Mensal. Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

LOBO, Miranda; SANDER Alex, MAIA Gomes, CLÁUDIO Luiz. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia [en linea]. 2015, 25(44), 16-26. ISSN: 0103-8427

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2º edição, 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 1999.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (2020, 11 de Março). Pandemia de COVID-19.

VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. Em José A. Valente (org.). O computador na sociedade do conhecimento, 1-28. Brasília:Ministério da Educação, 1993.

VALENTE, J. A. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: J. A. Valente (org.). O computador na sociedade do conhecimento, 29-48. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Éder Gomes de. Atendimento Educacional Especializado (AEE) Mediado por Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 238-249. ISSN 2447-8776.