STEAM e Ensino Médio: Projetos da Rede de Ensino Mato-Grossense

  • Waleska Gonçalves de Lima UFMT / SEDUC-MT
  • Sabrina Bourscheid Sassi UFMT / SEDUC-MT
  • Cristiano Maciel UFMT
  • Ana Lara Casagrande UFMT

Resumo


Neste estudo, problematizamos questões sobre as características que definem um projeto integrador em STEAM (acrônimo para as palavras Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), a partir de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, com dados coletados via questionário e análise a partir de questões conceituais. A Mostra Científica Virtual (MCV): "Projetos Integradores de STEAM", realizada nas Escolas de Tempo Integral e do Novo Ensino Médio, é um exemplo de projeto dessa natureza. Tratou-se, assim, de uma ação elaborada para a rede estadual de Mato Grosso, a partir da participação no Programa Nacional TechCamp Brasil 2020, tendo este artigo o objetivo de analisar nos projetos em destaque da categoria Ensino Médio, características relacionadas ao movimento STEAM, apresentado na MCV, no ano de 2020. Os resultados mostram que os projetos analisados buscam a resolução de um problema peculiar ao contexto vivenciado, fomenta o protagonismo e incentiva o desenvolvimento de projetos educativos para construção de conhecimento, havendo evidências das características, metodologia e papel da escola. Como ponto de atenção destacamos a falta de interdisciplinaridade e quanto à inovação, a construção de um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, por mulheres protagonistas frente à problemática das aulas remotas.

Palavras-chave: STEAM, Ensino Médio, Mostra Científica Virtual

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Publicado
08/11/2021
LIMA, Waleska Gonçalves de; SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara. STEAM e Ensino Médio: Projetos da Rede de Ensino Mato-Grossense. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 331-342. ISSN 2447-8776.