Balanço de Produção: Influência das Mídias Digitais no Desenvolvimento Cognitivo das Crianças
Resumo
No presente artigo apresenta-se um balanço de produção desenvolvido mediante uma revisão sistemática de conteúdos de teses e dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é inventariar as produções científicas dos últimos cinco, que abordam a temática da influência da mídia no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para tanto, foram utilizados os descritores: "Mídias Digitais", "Mídias Digitais" AND "Crianças", "Mídias Digitais" AND "Desenvolvimento Cognitivo", "Mídias Digitais" AND "Agressividade". A relação entre crianças e mídias está cada vez mais presente na sociedade, mas é pouco pesquisada. As contribuições encontradas até o momento retratam os recursos tecnológicos com apoio para desenvolver as atividades pedagógicas. Os resultados revelam que a sociedade acadêmica está olhando para as mídias mais como aliadas em resolver os problemas de aprendizagem, com poucos olhares em relação a interferências das telas quando as crianças modificam a forma de brincar e de criar manualmente, longe das telas (celulares, tablete, TV...). Conclui-se que há necessidade de mais pesquisas no campo educacional, pois não se sabe como o processo de desenvolvimento cognitivo pode se comportar perante a exposição excessiva da criança a essas mídias.
Referências
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