Balanço de Produção: Influência das Mídias Digitais no Desenvolvimento Cognitivo das Crianças

  • Selma Cardoso Neves UNEMAT
  • Laleska Letícia Falico UNEMAT
  • Rosely Aparecida Romanelli UNEMAT

Resumo


No presente artigo apresenta-se um balanço de produção desenvolvido mediante uma revisão sistemática de conteúdos de teses e dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é inventariar as produções científicas dos últimos cinco, que abordam a temática da influência da mídia no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para tanto, foram utilizados os descritores: "Mídias Digitais", "Mídias Digitais" AND "Crianças", "Mídias Digitais" AND "Desenvolvimento Cognitivo", "Mídias Digitais" AND "Agressividade". A relação entre crianças e mídias está cada vez mais presente na sociedade, mas é pouco pesquisada. As contribuições encontradas até o momento retratam os recursos tecnológicos com apoio para desenvolver as atividades pedagógicas. Os resultados revelam que a sociedade acadêmica está olhando para as mídias mais como aliadas em resolver os problemas de aprendizagem, com poucos olhares em relação a interferências das telas quando as crianças modificam a forma de brincar e de criar manualmente, longe das telas (celulares, tablete, TV...). Conclui-se que há necessidade de mais pesquisas no campo educacional, pois não se sabe como o processo de desenvolvimento cognitivo pode se comportar perante a exposição excessiva da criança a essas mídias.

Palavras-chave: Mídias Digitais, Desenvolvimento Cognitivo, Crianças

Referências

ARRELARO, Joana D Arc Silvia Goudinho. A produção de conteúdos midiáticos realizada por jovens e suas possibilidades educativas. Brasília. Universidade de Brasília, 2016.

CAPES. Catálogo de Teses. <Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/!/. Acesso em 21/07/2021.

CRUZ, Denise Santos da. Vivenciar aprendendo: contribuições da pedagogia Waldorf à formação do pedagogo no século XXI. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002. p.257-272.

GATTI, Bernadete A. Implicações e perspectiva da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Fundação Carlos Chagas. Programa de Pós-Graduação e Psicologia da Educação da Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, 2001.

GRANDE, Fernando Chade de. Física no futebol: objeto de aprendizagem gamificado para o ensino de física em mídias digitais por meio do esporte a partir do edutretenimento. Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2016.

LOUREIRO, Carla Cristiane. Eu aprendo a brincar de mais coisas que eu não sabia! Crianças e videogames numa brinquedoteca escolar. Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2017.

MILHOMEM, André Luiz Borges; GENTIL, Heloisa Salles. Balanço de produção científica: A Utilização das TIC como Ferramenta de Pesquisa Acadêmica. In: Seminário de Educação, UFMT – Cuiabá/MT, 2010.

SARMET, Mauricio Miranda. Além da diversão: jogos digitais, carga cognitiva e comportamento prosocial. Brasília, Universidade de Brasília, 2016.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A bússola do escrever: desafio estratégia na orientação e escritas de teses e dissertações. Org. Lucídio Bianchetti, Ana Maria Netto Machado. 2 ed. Florianópolis: ed. daUFSC; São Paulo: Cortex, 2006.

ZDRADEK, Ana Carolina Sampaio. Olha o meu post! juventudes em tempos líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais. Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande, 2017.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NEVES, Selma Cardoso; FALICO, Laleska Letícia; ROMANELLI, Rosely Aparecida. Balanço de Produção: Influência das Mídias Digitais no Desenvolvimento Cognitivo das Crianças. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 358-367. ISSN 2447-8776.