Mapeamento das Produções Científicas que Versam sobre a Permanência Estudantil no Ensino Médio de Nível Técnico

  • Alessandra Ferreira Mota UNEMAT
  • Simonia Souza do Nascimento UNEMAT
  • Loriege Pessoa Bitencourt UNEMAT
  • Paulo Alberto Dos Santos Vieira UNEMAT

Resumo


O Balanço de Produção foi realizado como produto da disciplina de Atividades Integradas de Pesquisa, do PPGEdu, Mestrado em Educação, da UNEMAT, com o objetivo de fazer um levantamento sobre produções científicas (teses e dissertações) já produzidas a respeito da Permanência estudantil no Ensino Médio de nível técnico. A pesquisa foi realizada no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) à disposição em plataforma online. Para a revisão dos trabalhos, selecionamos descritores a partir do objetivo da nossa pesquisa, sendo eles: "Permanência Estudantil", "Educação Profissional e Tecnológica" e "Assistência Estudantil", com o recorte temporal dos últimos 9 anos, ou seja, 2012 a 2020. Dentre os 3 (três) descritores, Educação Profissional e Tecnológica foi o que apresentou maior número de resultados, contudo não atendiam os objetivos da pesquisa. No entanto para o descritor Assistência Estudantil foram selecionados 14 trabalhos, onde apenas 4 possuíam relação com a temática proposta. Concluímos que a assistência estudantil é fundamental para permanência no ambiente escolar e que são parcas as produções acadêmicas sobre o tema, especialmente voltadas ao Ensino Médio de nível técnico, o que evidência a necessidade de pesquisas sobre a temática.

Palavras-chave: Permanência Estudantil, Educação Profissional e Tecnológica, Assistência Estudantil

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Publicado
08/11/2021
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MOTA, Alessandra Ferreira; NASCIMENTO, Simonia Souza do; BITENCOURT, Loriege Pessoa; VIEIRA, Paulo Alberto Dos Santos. Mapeamento das Produções Científicas que Versam sobre a Permanência Estudantil no Ensino Médio de Nível Técnico. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 440-454. ISSN 2447-8776.