Algumas Reflexões acerca da Educação Contemporânea à Luz da Obra a Mistificação Pedagógica: Realidades Sociais e Processos Ideológicos na Teoria da Educação
Resumo
O presente artigo propõe uma análise e discussão de alguns dos importantes aspectos da Educação para além da sistematização ensino-aprendizagem adotada por muitas das práticas pedagógicas do século XX e século XXI. Como tais práticas ainda são comumente encontradas na contemporaneidade foi considerado importante neste trabalho trazer um aprofundamento na discussão da temática em questão. Desta forma, será realizada uma análise do sentido socioeconômico e, sobretudo, político que a educação tem, bem como este sentido articulase com as múltiplas relações interacionais existentes em nossa sociedade. Para fomentar a discussão e a reflexão consideradas necessárias nesta temática tão ampla e complexa, a obra A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação do renomado autor francês Bernard Charlot (1979) será o aporte teórico principal. Também referenciais teóricos de renomados autores que dialogam com a Educação e com a Pedagogia desde o recorte temporal estabelecido até atual conjuntura educacional serão abordados como contribuição imprescindível à reflexão pretendida neste artigo. Percebe-se, ao longo da discussão suscitada e analisada neste trabalho, sobretudo, a necessidade de rompimento com práticas pedagógicas pautadas em misticismo-crenças.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 9ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 05 jan. 2004.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CHARLOT, Bernard. A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação : realidades sociais e processos ideológicos na Teoria da Educação. Rio de Janeiro: Zahar. 1979.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho com a colaboração de Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez. 2012.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1986.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Introdução ao estudo da Escola Nova. 13. ed. São Paulo: 15 Edições Melhoramentos, 1978.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política - o processo de produção do capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
NETTO, J. P. Cinco notas a propósito da questão social. Temporalis. Revista da ABEPSS, Brasília, v. 2, n. 3, 2001.
SANTOS, Ademir Valdir dos. Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas. Revista Brasileira de História da Educação, n 24, set./dez. 2010.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo-SP: Martins Fontes, 1998.