Algumas Reflexões acerca da Educação Contemporânea à Luz da Obra a Mistificação Pedagógica: Realidades Sociais e Processos Ideológicos na Teoria da Educação

  • Mara Cristina Pereira UFMT
  • Natalícia Júlia Marques UFMT

Resumo


O presente artigo propõe uma análise e discussão de alguns dos importantes aspectos da Educação para além da sistematização ensino-aprendizagem adotada por muitas das práticas pedagógicas do século XX e século XXI. Como tais práticas ainda são comumente encontradas na contemporaneidade foi considerado importante neste trabalho trazer um aprofundamento na discussão da temática em questão. Desta forma, será realizada uma análise do sentido socioeconômico e, sobretudo, político que a educação tem, bem como este sentido articulase com as múltiplas relações interacionais existentes em nossa sociedade. Para fomentar a discussão e a reflexão consideradas necessárias nesta temática tão ampla e complexa, a obra A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação do renomado autor francês Bernard Charlot (1979) será o aporte teórico principal. Também referenciais teóricos de renomados autores que dialogam com a Educação e com a Pedagogia desde o recorte temporal estabelecido até atual conjuntura educacional serão abordados como contribuição imprescindível à reflexão pretendida neste artigo. Percebe-se, ao longo da discussão suscitada e analisada neste trabalho, sobretudo, a necessidade de rompimento com práticas pedagógicas pautadas em misticismo-crenças.

Palavras-chave: Educação, Mistificação pedagógica, Significação política, Transformação social

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Publicado
08/11/2021
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PEREIRA, Mara Cristina; MARQUES, Natalícia Júlia. Algumas Reflexões acerca da Educação Contemporânea à Luz da Obra a Mistificação Pedagógica: Realidades Sociais e Processos Ideológicos na Teoria da Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 455-467. ISSN 2447-8776.