Performances de Gênero e Sexualidade na Escola: Análise do Filme Meninas Malvadas

  • Paula Caroline de Moraes Pacheco UFMT

Resumo


Este artigo parte de discussões sobre questões de gênero e sexualidade presentes no longa-metragem Meninas Malvadas (2004). Uma das comédias adolescentes mais reprisadas pelos canais abertos da televisão brasileira, o que torna pertinente sua escolha como objeto de estudo, uma vez que, ele também apresenta em sua narrativa nuances interessantes, do processo de construção de relações sociais e de suas mazelas, no colegial americano. Diante disso, o objetivo deste artigo é tentar compreender, a partir de elementos apresentados pelo filme, como as questões de gênero e sexualidade estruturam as relações de poder, problematizando assim a questão da diversidade no âmbito da educação. Lança-se mão da perspectiva interseccional, sobre a qual Piscitelli (2008) salienta que, oferece ferramentas analíticas para apreender a articulação de múltiplas desigualdades, o que suscita a necessidade de se contemplar igualmente as demandas formativas dos diferentes grupos sociais e culturais presentes na escola. A metodologia, de cunho qualitativo, será baseada na análise dos elementos constitutivos dos personagens, que evidenciam, cada um à sua maneira, a representação de gênero e sexualidade que a trama aborda. De maneira tangencial, a análise de conteúdo também constituirá um dos suportes metodológicos.
Palavras-chave: Gênero e Sexualidade, Relações de poder, Escola, Pluralidade, Análise de conteúdo

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Publicado
08/11/2021
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PACHECO, Paula Caroline de Moraes. Performances de Gênero e Sexualidade na Escola: Análise do Filme Meninas Malvadas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 481-494. ISSN 2447-8776.