Performances de Gênero e Sexualidade na Escola: Análise do Filme Meninas Malvadas

  • Paula Caroline de Moraes Pacheco UFMT

Resumo


Este artigo parte de discussões sobre questões de gênero e sexualidade presentes no longa-metragem Meninas Malvadas (2004). Uma das comédias adolescentes mais reprisadas pelos canais abertos da televisão brasileira, o que torna pertinente sua escolha como objeto de estudo, uma vez que, ele também apresenta em sua narrativa nuances interessantes, do processo de construção de relações sociais e de suas mazelas, no colegial americano. Diante disso, o objetivo deste artigo é tentar compreender, a partir de elementos apresentados pelo filme, como as questões de gênero e sexualidade estruturam as relações de poder, problematizando assim a questão da diversidade no âmbito da educação. Lança-se mão da perspectiva interseccional, sobre a qual Piscitelli (2008) salienta que, oferece ferramentas analíticas para apreender a articulação de múltiplas desigualdades, o que suscita a necessidade de se contemplar igualmente as demandas formativas dos diferentes grupos sociais e culturais presentes na escola. A metodologia, de cunho qualitativo, será baseada na análise dos elementos constitutivos dos personagens, que evidenciam, cada um à sua maneira, a representação de gênero e sexualidade que a trama aborda. De maneira tangencial, a análise de conteúdo também constituirá um dos suportes metodológicos.
Palavras-chave: Gênero e Sexualidade, Relações de poder, Escola, Pluralidade, Análise de conteúdo

Referências

BUTLER, Judith. Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista.

Genderqueer. Orientando: Um espaço de aprendizagem. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de janeiro de 2021.

HANA, S. Desmi(s)tificando Janis Ian. Disponível em: https://medium.com/@kireihana/desmitificando-janis-ian-1dd704866c0b. Acesso em: 15 de dezembro de 2020.

CRENSHAW, Kimberlé. Interseccionalidad, políticas identitarias, y violencia contra mujeres de color. Platero, R. ed., Intersecciones: cuerpos y sexualidades en encrucijada. Madrid, p. 87-125, 1993.

LAURETIS, Teresa de. Tecnologia do Gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006. - (Coleção Campo Imagético). LOPES, Denilson.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail. (org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, v. 11, n. 2, p. 263-274, 18 dez. 2008.

RAMOS, Francielle. Lindsay Lohan faz afirmação sobre sequência de Meninas Malvadas (16/04/2020). Disponível em: [link]. Acesso em 14 de janeiro de 2021.

TORISU Bárbara; BARBOSA Karina Gomes. O Olhar Masculino No Filme Meninas Malvadas. Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG. Intercom. 2018.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. 5 ed. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papyrus, 2008:1994.
Publicado
08/11/2021
PACHECO, Paula Caroline de Moraes. Performances de Gênero e Sexualidade na Escola: Análise do Filme Meninas Malvadas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 481-494. ISSN 2447-8776.