Acesso e Permanência de Estudantes Quilombolas na Graduação do IFMT e os Desafios no Contexto da Pandemia de Covid-19
Resumo
Este artigo resulta dos estudos realizados para uma pesquisa de doutoramento que tem como tema o acesso e a permanência de estudantes quilombolas nas instituições federais de ensino superior de Mato Grosso. Neste texto, temos como objetivo apresentar os levantamentos realizados sobre as políticas de ingresso e assistência estudantil para estudantes quilombolas dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e refletir sobre suas realidades no contexto da Pandemia. Apesar dos avanços para o acesso de pessoas negras quilombolas na graduação com a implementação da Lei nº 12.711/2012, problematizamos neste estudo as ações e estratégias mobilizadas pela instituição no contexto da pandemia a fim de minimizar os impactos das desigualdades. O estudo se baseia na abordagem qualitativa e na pesquisa exploratória por meio de levantamentos bibliográficos e documentais. No campo teórico, nos orientamos em autores como Castilho (2019), Munanga (2004) e Silva (2020). Os resultados dos estudos apontam que apesar dos esforços institucionais para manutenção de auxílios financeiros emergenciais durante o ensino remoto, os estudantes quilombolas apresentam dificuldades para dedicação às atividades de ensino em função da precariedade dos serviços de internet, trabalho e rotinas domésticas difíceis de conciliar com os estudos.
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