Gestão Democrática na Política de Assistência Estudantil do IFMT

  • Kléberson Pierre Cardoso de Jesus UnB
  • Luciana Gonçalves de Lima UFMT

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa documental, das experiências profissionais e de militância política dos pesquisadores em torno da temática assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT. O objetivo é apresentar à sociedade a trajetória construída de forma coletiva ao longo dos últimos seis anos em defesa da gestão democrática da Política de Assistência Estudantil no IFMT, ampliação de sua concepção, regulamentação e alterações na estrutura de gestão da política na Reitoria. Para tanto, problematizamos os primórdios da assistência estudantil na educação profissional que se apresentava como resposta do Estado brasileiro à dinâmica das políticas educacionais voltadas à educação dos pobres para o mercado de trabalho. O trabalho foi construído sob a ótica da gestão democrática nas políticas públicas que têm os fóruns paritários como metodologia e instrumentos para o trabalho coletivo. Para além da pesquisa documental, utilizamos alguns referenciais teóricos para subsidiar as reflexões, como por exemplo: Gramsci (2000); Paro (2019); Kuenzer (2007); Manacorda (1989) e Romanelli (2003). No tocante aos resultados, o artigo apresenta os avanços na política de assistência estudantil do IFMT como resultante da correlação de forças estabelecidas entre os setores progressistas da comunidade, estruturas de gestão e órgãos colegiados.

Palavras-chave: Educação, Assistência Estudantil, Gestão Democrática

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Publicado
08/11/2021
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JESUS, Kléberson Pierre Cardoso de; LIMA, Luciana Gonçalves de. Gestão Democrática na Política de Assistência Estudantil do IFMT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 621-635. ISSN 2447-8776.