Etnossaberes: Formação Docente Decolonial em Comunidades Quilombolas
Resumo
O texto em tela visa relatar uma experiência que focaliza o curso de extensão "Educação Escolar Quilombola: Etnossaberes, Pós Colonialidade e Formação docente", desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola/GEPEQ-UFMT, coordenado pela professora doutora Suely Dulce de Castilho. O referido curso tem como principal objetivo estabelecer uma interação dialógica e formativa entre a comunidade acadêmica e os professores que atuam na Educação Escolar Quilombola do Estado de Mato Grosso. Metodologicamente o curso utiliza observações, entrevistas e questionários. As atividades foram realizadas entre março e dezembro de 2020, somando uma carga horária de 140 horas. A formação foi realizada no polo da UFMT, por meio do sistema AVA e em seis comunidades quilombolas matogrossenses, atendendo pesquisadores e profissionais que atuam em escolas quilombolas. Para a implementação do curso de extensão foi utilizado como aporte teórico autores que contribuem para os estudos decoloniais tais como Freire (1987), Grosfoguel (2010) e Quijano (2010). Os resultados desvelam que a execução do curso de formação contribuiu para redimensionar as práticas pedagógicas descolonizando as propostas curriculares hegemônicas e proporcionado conhecimento científico para o reconhecimento dos saberes produzidos pelas comunidades quilombolas. Ousamos sugerir que as práticas docentes realizadas no seio das escolas quilombolas pesquisadas demonstram o esforço dos educadores/as no sentido de implementação de uma pedagogia decolonial que pulsa, respira e sente os saberes da comunidade.
Palavras-chave:
Educação quilombola, Etnossaberes, Formação docente, Decolonialidade
Referências
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Publicado
08/11/2021
Como Citar
CARVALHO, Francisca Edilza B. A.; CASTILHO, Suely Dulce de.
Etnossaberes: Formação Docente Decolonial em Comunidades Quilombolas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 636-648.
ISSN 2447-8776.