Jardim Sensorial: a Implantação de um Espaço Não Formal de Educação Inclusiva

  • Carla Nunes Trevisan IFMT
  • Geison Jader Mello IFMT

Resumo


O presente trabalho é um recorte do projeto de pesquisa em andamento do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá, que aborda a utilização de jardins sensoriais como instrumentos de inclusão de pessoas com deficiência. A importância do contato humano com elementos naturais não é prioridade em projetos de ambientes educativos, distanciando assim os alunos da importante estimulação sensorial dispostas por: árvores, gramas, pedras, terra, areia, entre outros. O objetivo desta pesquisa é descrever a implantação de um Jardim sensorial na Escola Estadual Professora Maria Helena de Araujo Bastos no Município de Poconé-MT. Refere-se a uma proposta de pesquisa-ação, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Espera-se que a presente proposta possibilite explorar novos espaços de ensino, que auxilie o docente no atendimento ao aluno com deficiência, bem como, assegurar o acesso e a participação dos alunos da educação especial contribuindo assim, para uma formação humana mais democrática e integradora.

Palavras-chave: Plantas, Sentidos, Intelecto, Sensações

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Publicado
08/11/2021
TREVISAN, Carla Nunes; MELLO, Geison Jader. Jardim Sensorial: a Implantação de um Espaço Não Formal de Educação Inclusiva. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 649-663. ISSN 2447-8776.