A Criança Indígena Negarotê, sua Infância e a Cultura do Brincar nos seus Territórios
Abstract
Este trabalho alvitra por discorrer sobre as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento da criança indígena por meio do jogo e seus territórios para brincar. O texto procura retratar, por meio do olhar dos escritores uma temática que entrelaçam no contexto que permiti observar a relação do brincar, do jogar das crianças indígenas e nesta perspectiva o jogo enquanto um fenômeno cultural, que assume características que permite constituir os sujeitos e submetê-los por intermédio do jogo a olhar os diferentes personagens constituídos na comunidade, neste caso, os protagonistas de sua historicidade, a criança, que conhece a si mesmo e o universo ao seu redor. O trabalho foi realizado por meio de critérios de uma pesquisa básica, do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa, procurando destacar a estreita relação entre o jogo (brincar) no contexto da concepção de infância indígena e seus diferentes territórios para brincar. Sendo necessário no desenvolvimento deste trabalho, questionar como as manifestações lúdicas do jogo indígenas contribuem para constituir a criança-criança, a criança-aluno e criança-povo?
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