Entre o Igarapé e a Escola: Fazeres Infantis de Crianças Gavião Ikolen com e na Natureza

  • Laudinéa de Souza Rodrigues SEDUC-MT / SEMED-Roo
  • Marina dos Santos Batista SEMED-Roo

Resumo


Na natureza estão os elementos que ofertam base para a vida lúdica das crianças. Nela se aprende a criar, observar, escutar, experimentar, errar, respeitar, conectar-se. Assim, é possível inferir que crianças indígenas que moram em suas aldeias são privilegiadas por sua íntima conexão com a natureza. Este trabalho pretende apresentar reflexões acerca da presença da natureza enquanto elemento estrutural no cotidiano de crianças indígenas pertencentes ao Povo Gavião Ikolen, situados na Aldeia Igarapé Lourdes em Ji-Paraná, Rondônia. Os dados que sustentam a proposta deste trabalho foram coletados a partir de observações do cotidiano das crianças Ikolen. Por meio da reflexão sobre os dados da investigação, considera-se que a natureza ofertava recursos para a construção de brinquedos e lugares para brincar, além de instigar, desafiar e acolher os corpos infantis Ikolen. A natureza, para qualquer e toda criança, pode ser uma fonte inesgotável de recursos brincantes.

Palavras-chave: Crianças Gavião Ikolen, Natureza, Escola, Brincar

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Publicado
08/11/2021
RODRIGUES, Laudinéa de Souza; BATISTA, Marina dos Santos. Entre o Igarapé e a Escola: Fazeres Infantis de Crianças Gavião Ikolen com e na Natureza. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 702-715. ISSN 2447-8776.