Entre o Igarapé e a Escola: Fazeres Infantis de Crianças Gavião Ikolen com e na Natureza

  • Laudinéa de Souza Rodrigues SEDUC-MT / SEMED-Roo
  • Marina dos Santos Batista SEMED-Roo

Resumo


Na natureza estão os elementos que ofertam base para a vida lúdica das crianças. Nela se aprende a criar, observar, escutar, experimentar, errar, respeitar, conectar-se. Assim, é possível inferir que crianças indígenas que moram em suas aldeias são privilegiadas por sua íntima conexão com a natureza. Este trabalho pretende apresentar reflexões acerca da presença da natureza enquanto elemento estrutural no cotidiano de crianças indígenas pertencentes ao Povo Gavião Ikolen, situados na Aldeia Igarapé Lourdes em Ji-Paraná, Rondônia. Os dados que sustentam a proposta deste trabalho foram coletados a partir de observações do cotidiano das crianças Ikolen. Por meio da reflexão sobre os dados da investigação, considera-se que a natureza ofertava recursos para a construção de brinquedos e lugares para brincar, além de instigar, desafiar e acolher os corpos infantis Ikolen. A natureza, para qualquer e toda criança, pode ser uma fonte inesgotável de recursos brincantes.

Palavras-chave: Crianças Gavião Ikolen, Natureza, Escola, Brincar

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, LDA, 1994.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.

CARDOZO, Ivaneide Bandeira; JÚNIOR, Israel Correa Vale. (orgs.). Diagnóstico etnoambiental participativo, etnozoneamento e plano de gestão Terra Indígena Igarapé Lourdes. Porto Velho RO: Kanindé, 2012.

COHN, Clarice. Crescendo como um Xikrin: uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá. Revista de Antropologia, vol. 43, n. 2, p. 195222. São Paulo: USP, 2000.

______. A experiência da infância e o aprendizado entre os Xikrin. In: LOPES DA SILVA, Aracy; NUNES, Angela; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva Macedo. (orgs). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002, p. 117-149.

LOUV, Richard. Aúltima criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.

MELIÀ, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Edições Loyola, 1979.

MINDLIN, Betty. Couro dos espíritos: namoro, pajés e cura entre os índios Gavião-Ikolen de Rondônia. São Paulo: Editora SENAC; Editora Terceiro Nome, 2001.

PEREIRA, Rita Marisa Ribes; SOUZA, Solange Jobim. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. (orgs.). Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998, p. 25-42.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

RODRIGUES, Laudinéa de Souza. Xíxìhra Ikólóéhj: a criança na perspectiva da formação de professores indígenas Gavião. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, 2014.

TASSINARI, Antonella. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: LOPES, Aracy Lopes; FERREIRA, Mariana. Kawal Leal. Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. – 2, ed. – São Paulo: Global, 2001, p. 4470.

______. Múltiplas infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola ou A sociedade contra a Escola. 33º Encontro Anual da Anpocs. GT 16: do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais. 26 a 30 de outubro de 2009. Disponível em: [link].

ZANON, Sibélia. Educando na natureza / Sibélia Zanon; [organização Instituto Ecofuturo; coordenação Michele Martins; ilustração Paloma de Farias Portela]. – 1. ed. – São Paulo: Ecofuturo, 2018. [livro eletrônico]
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Laudinéa de Souza; BATISTA, Marina dos Santos. Entre o Igarapé e a Escola: Fazeres Infantis de Crianças Gavião Ikolen com e na Natureza. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 702-715. ISSN 2447-8776.