A Prática Docente no Contexto Educacional Terena em Diálogo com Paulo Freire

  • Micael Turi Rondon UNEMAT

Resumo


Este artigo apresenta a relação da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2002) com a educação escolar indígena, mais especificamente do povo Terena da aldeia Koxonety Poke’e e traz uma breve reflexão sobre o tema. A teoria é muito importante para auxiliar os professores indígenas nas suas práticas pedagógicas em sala de aula, uma vez que Paulo Freire proporciona o diálogo para que todos os envolvidos na educação tenham autonomia em suas interações. É importante destacar que a teoria instiga uma prática de extrema relevância para trabalhar com a pesquisa, valorizando o contexto dos aprendizes. A experiência apresentada expõe os valores de se trabalhar com pesquisa, por conta de que os conhecimentos nunca estão prontos e acabados e sempre haverá uma nova descoberta. E nessa busca, os professores e alunos adquirem mais capacidade crítica com objetivo de construir conhecimento mais concreto com a investigação do novo. Com as práticas educacionais na escola indígena, diante da vivência pandêmica e com esses momentos atípicos, a experiência e prática docente de ensino e aprendizado dos alunos são ainda mais desafiadores em buscar o novo, sendo o novo mais novo ainda.
Palavras-chave: Pedagogia da Autonomia, Educação Escolar Terena, Prática Docente

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Publicado
08/11/2021
RONDON, Micael Turi. A Prática Docente no Contexto Educacional Terena em Diálogo com Paulo Freire. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 745-753. ISSN 2447-8776.