A Prática Docente no Contexto Educacional Terena em Diálogo com Paulo Freire
Resumo
Este artigo apresenta a relação da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2002) com a educação escolar indígena, mais especificamente do povo Terena da aldeia Koxonety Poke’e e traz uma breve reflexão sobre o tema. A teoria é muito importante para auxiliar os professores indígenas nas suas práticas pedagógicas em sala de aula, uma vez que Paulo Freire proporciona o diálogo para que todos os envolvidos na educação tenham autonomia em suas interações. É importante destacar que a teoria instiga uma prática de extrema relevância para trabalhar com a pesquisa, valorizando o contexto dos aprendizes. A experiência apresentada expõe os valores de se trabalhar com pesquisa, por conta de que os conhecimentos nunca estão prontos e acabados e sempre haverá uma nova descoberta. E nessa busca, os professores e alunos adquirem mais capacidade crítica com objetivo de construir conhecimento mais concreto com a investigação do novo. Com as práticas educacionais na escola indígena, diante da vivência pandêmica e com esses momentos atípicos, a experiência e prática docente de ensino e aprendizado dos alunos são ainda mais desafiadores em buscar o novo, sendo o novo mais novo ainda.
Palavras-chave:
Pedagogia da Autonomia, Educação Escolar Terena, Prática Docente
Referências
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
RONDON, Micael Turi.
A Prática Docente no Contexto Educacional Terena em Diálogo com Paulo Freire. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
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p. 745-753.
ISSN 2447-8776.