Educação Escolar Indígena na Aldeia Nova Munduruku em Época de Pandemia da Covid-19

  • Marcelo Manhuari Munduruku UNEMAT

Resumo


Este artigo tem como finalidade trazer ao conhecimento do universo acadêmico como está ocorrendo a Educação Escolar Indígena na Aldeia Nova Munduruku, em período de pandemia da Covid 19. Refletir sobre os desafios e adequações adquiridos neste processo, e os desafios que ainda faltam ser superados, a busca de professores para uma atuação mais efetiva, devido à mudança da modalidade presencial de ensino para a modalidade remota. Discutir, ainda, sobre a falta de estrutura das escolas estaduais indígenas com relação a uma internet de qualidade. Nessa discussão, está presente o ponto de vista dos país acerca desse modelo de educação escolar que visa trabalhar as habilidades dos estudante para os desafios do mundo moderno, no uso das novas tecnologias necessárias em nossa educação. Além disso, pontuamos, também, a realidade da atuação da saúde Indígena frente à pandemia do novo Coronavírus que esta afetando toda a população de nosso país e do mundo.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena, Povo Munduruku, Covid-19

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

_________. Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008. Regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei no 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 dez. 2008.

MUNDURUKU, Daniel. Educação Indígena: do corpo, da mente e do espírito. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 21-29, jan. / jun. 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MUNDURUKU, Marcelo Manhuari. Educação Escolar Indígena na Aldeia Nova Munduruku em Época de Pandemia da Covid-19. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 765-769. ISSN 2447-8776.