Relação entre Variáveis Sociodemográficas e Orientação Profissional: Estudo com Jovens do Ensino Médio

  • Ivan Lucas da Costa e Souza UFMT
  • Tatiane Lebre Dias UFMT

Resumo


Adolescência, época da grande escolha de carreira profissional. A orientação profissional é um meio pelo qual a psicologia auxilia jovens no momento desta decisão. A orientação profissional se expandiu para outras vertentes teóricas encontrando formas de enxergar a escolha do sujeito e suas implicações pessoais, sociais e políticas. Com o passar do tempo, acumulam-se evidências das relações entre variáveis sociais como gênero, classe social, e o tipo de escola frequentada – pública ou particular. Nesta pesquisa objetivouse analisar variáveis sociodemográficas e suas relações na construção do interesse profissional de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Participaram 87 alunos, sendo 50,5% do sexo masculino. Os participantes responderam a: a) questionário sociodemográfico, b) Teste de Avaliação dos Interesses Profissionais. Os resultados revelaram diferenças entre os grupos do sexo masculino e feminino nos campos Físico/Matemático (p: <0,001), Cálculos/Finanças (p: 0,001), Organizacional/Administrativo (p: 0,005), Comportamental/Educacional (p: 0,004) e Biológico/Saúde (p: 0,049). O grupo do sexo masculino obteve maior pontuação nos três primeiros campos listados, enquanto o grupo do sexo feminino obteve maior pontuação nos dois últimos. Confirmando a hipótese de que sexo pode influenciar na construção dos interesses profissionais por suas implicações sociais. Outras diferenças não foram identificadas devido à homogeneidade da amostra.

Palavras-chave: Interesses profissionais, Jovens, Ensino médio

Referências

AMBIEL, R. A. M.; NORONHA, A. P. Porto; NUNES, M. F. O. Interesses Profissionais e Personalidade: um Aporte Teórico para a Integração dos Construtos. Avaliação Psicológica, v. 11, n. 2, p. 191-201, 2012.

AMBIEL, R. et al. Predição da definição da escolha vocacional a partir de variáveis familiares. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 37, n. 1, p. 89-101, 2019.

ATHANASOU, J. A.; VAN ESBROECK, R. Multilateral perspectives on vocational interests. International Journal for Educational and Vocational Guidance, v. 7, n. 1, p. 1-3, 2007.

BANDEIRA, D. R.; LEVENFUS, R. S. Avaliação dos interesses profissionais - AIP - Manual. São Paulo: Vetor, 2009.

BAPTISTA, M. N.; NORONHA, A. P. P.; CARDOSO, H. F. Relações entre suporte familiar e interesses profissionais. Salud & Sociedad, v. 1, n. 1, p. 28-40, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510 de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

CARVALHO, R. G. G. Pessoas Versus Coisas: Sobre as Diferenças de Gênero nos Interesses Profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 13, n. 2, p. 173-182, 2012.

CERICATTO, C.; ALVES, C. F.; PATIAS, N. D. A maturidade para a escolha profissional em adolescentes do ensino médio. Revista de Psicologia IMED, v. 9, n. 1, p. 22-37, 2017. Disponível em: [link].

COUTINHO, C. P. Estudos Correlacionais Em Educação: Potencialidades e Limitações. Psicologia, Educação e Cultura. V. 12, n. 01, pp. 143-169, 2008.

EISENSTEIN, E. Adolescência: Definições, Conceitos e Critérios. Adolescência & Saúde, v. 02, n. 02, jun. 2005.

GONÇALVES, Carlos Manuel; COIMBRA, Joaquim Luís. O Papel dos Pais na Construção de Trajectórias Vocacionais dos seus Filhos. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 8, p. 1-17, 2007.

GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201- 210, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Síntese de Indicadores 2014. IBGE, Brasília, 2014. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais: CINE Brasil. INPE, Brasília, 2019.

LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. Características Sociocognitivas de Estudantes com Dotação e Talento: Estudo Comparativo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 16, p. 35-48, 2015.

LEAL, M. DE S.; MELO-SILVA, L. L. Avaliação dos interesses profissionais de moças e rapazes: as diferenças persistem? Psicologia Argumento, v. 38, n. 100, p. 247-263, 2020.

LOURENÇO, B. QUEIROZ, L. B. Crescimento e Desenvolvimento Puberal na Adolescência. Rev. Med. São Paulo, v. 89, n. 02, pp. 70-75, 2010.

MURGO, C. S.; ANDRADE, R. G. DE; ROZENDO, K. C. Escala de Preferências por Objetos Ocupacionais: correlações com o Questionário de Busca Autodirigida. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 17, n. 2, p. 139-149, 2016.

NORONHA, A. P. P.; AMBIEL, R. A. M.; FRIGATTO, V.; TOLEDO, C. C. R. Relações Entre Interesses, Intenções e Critérios de Escolha Profissional. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 1, p. 2-25, 2010.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W., FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Artmed, Porto Alegre, 2006

PESSENDA, B.; MASCOTTI, T. S.; CARDOSO, H. F. Intervenção em orientação profissional em estudantes de escolas públicas brasileiras: uma revisão narrativa. Estudos interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 9, n. 2, p. 123-138, dez. 2018.

PRIMI, R. MUNHOZ, A. M. H. BIGHETTI, C. A. DI NUCCI, E. P. PELLEGRINI, M. C. K. MOGGI, M. A. Desenvolvimento de um inventário de levantamento das dificuldades da decisão profissional. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 451-463, 2000.

RESENDE, Gisele Cristina; PASIAN, Sonia Regina. Inclinações Motivacionais de Adolescente Concluintes do Ensino Fundamental em Manaus a Partir do BBT-Br. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 18, n. 2, p. 233-247, 2017.

SOBRAL, Joana Mafalda; GONÇALVES, Carlos Manuel; COIMBRA, Joaquim Luís. A Influência da Situação Profissional Parental no Desenvolvimento Vocacional dos Adolescentes. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 10, p. 11-22, 2009.

SOBROSA, G. M. R.; OLIVEIRA, C. T.; SANTOS, A. S.; DIAS, A. C. G. Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes econômicas desfavorecidas. Psicologia em Revista, v. 21, n. 2, p. 314-333, 2015. Disponível em: [link].

TOMIO, N. A. O. FACCI, M. G. D. Adolescência: Uma Análise a partir da psicologia sócio-histórica. Teoria e Prática Da Educação, v. 12, n. 1, pp. 89-100, 2011.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA E SOUZA, Ivan Lucas da; DIAS, Tatiane Lebre. Relação entre Variáveis Sociodemográficas e Orientação Profissional: Estudo com Jovens do Ensino Médio. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 770-782. ISSN 2447-8776.