Relação entre Variáveis Sociodemográficas e Orientação Profissional: Estudo com Jovens do Ensino Médio
Resumo
Adolescência, época da grande escolha de carreira profissional. A orientação profissional é um meio pelo qual a psicologia auxilia jovens no momento desta decisão. A orientação profissional se expandiu para outras vertentes teóricas encontrando formas de enxergar a escolha do sujeito e suas implicações pessoais, sociais e políticas. Com o passar do tempo, acumulam-se evidências das relações entre variáveis sociais como gênero, classe social, e o tipo de escola frequentada – pública ou particular. Nesta pesquisa objetivouse analisar variáveis sociodemográficas e suas relações na construção do interesse profissional de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Participaram 87 alunos, sendo 50,5% do sexo masculino. Os participantes responderam a: a) questionário sociodemográfico, b) Teste de Avaliação dos Interesses Profissionais. Os resultados revelaram diferenças entre os grupos do sexo masculino e feminino nos campos Físico/Matemático (p: <0,001), Cálculos/Finanças (p: 0,001), Organizacional/Administrativo (p: 0,005), Comportamental/Educacional (p: 0,004) e Biológico/Saúde (p: 0,049). O grupo do sexo masculino obteve maior pontuação nos três primeiros campos listados, enquanto o grupo do sexo feminino obteve maior pontuação nos dois últimos. Confirmando a hipótese de que sexo pode influenciar na construção dos interesses profissionais por suas implicações sociais. Outras diferenças não foram identificadas devido à homogeneidade da amostra.
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