“A Vida Por um Fio”: um Exercício de Construção Metodológica nas Pesquisas em Educação
Resumo
O presente estudo se propõe a debater a pertinência da técnica "A vida por um fio" no contexto de pesquisa como um exercício metodológico. A referida técnica surge em contexto de estágio curricular, inserido no projeto de extensão "Rede de Apoio a Infância: Interlocução entre a Psicologia e a Pedagogia" e consiste no uso e transformação de um "fio" ou "barbante" em uma imagem carregada de significados. Nesse sentido, ancora-se na Teoria das Representações Sociais em articulação com a Teoria Histórico Cultural. Para isso, apresenta e discute duas pesquisas de Mestrado em Educação, as quais utilizaram a técnica mencionada como instrumento de produção de dados, onde foi possível analisar que a mesma atua como mediadora na produção de narrativas, tendo potencial de indutora de metáforas, operando na orientação do pensamento e dos processos simbólicos e demonstrando ampla possibilidade de utilização e aplicabilidade da técnica.
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