Percepção Ambiental sobre Queimadas no Pantanal: Proposta Interdisciplinar de Educação Ambiental em uma Escola Pública de Poconé-MT
Resumo
Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa em andamento do Mestrado Profissional Nacional de Educação Profissional (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, onde investiga a Percepção ambiental sobre queimadas no Pantanal: proposta interdisciplinar de educação ambiental em uma escola pública de Poconé-Mt e pretende como objetivo identificar com aplicação de questionário a percepção ambiental dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Prof.ª Eucáris Nunes da Cunha e Moraes no município de Poconé – MT, em relação às queimadas do Pantanal da região. Sabemos da importância da interdisciplinaridade no conhecimento escolar, e por meio da área de Ciências Naturais fazer com que ocorra uma interação com outras áreas do conhecimento, é preciso fazer com que os assuntos perpassados passem por todas as disciplinas. Metodologicamente, este estudo caracteriza o modelo de método dialético, quanto a natureza de forma aplicada, foi desenvolvida na perspectiva de uma abordagem quáli-quantitativa. Pode ser considerada uma pesquisa descritiva, utilizando um elemento importante para a coleta de dados no formato de pesquisa bibliográfica, será utilizado um questionário digital, via Google Forms, para o levantamento de dados. Tendo essa formação mais ampla e consciente, o possibilitará apresentar uma postura cidadã quando se deparar com situações complexas, que hoje se encontram nesse mundo globalizado. Contribuindo assim com a melhoria de ensino na escola e com isso despertar uma vontade de adquirir novos conhecimentos que possam ajudá-los na resolução das situações problemas.
Referências
BAPTISTA, M. N; CAMPOS, D. C. Metodologias de pesquisa em ciências : análises quantitativa e qualitativa. - 2. ed. - Rio de Janeiro : LTC, 2016. 814p.
BRANCO, S. M. O meio ambiente em debate. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2004. p.127
FAZENDA, I. C. A. Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
FAZENDA, I. C. A. O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p.202.
FERNANDES, I. M; SIGNOR, A. C, JERRY, P. Biodiversidade no Pantanal de Poconé – Cuiabá : Áttema, 2010. 199p
FLORIANI, D. Conhecimento, meio ambiente & globalização. 1.ed. Curitiba: Jueuá, 2010. 174p. FREIRE, P. Política e educação: ensaios São Paulo: Editora Cortez, 1993. p.104.
FREIRE; P. Pedagogia do Oprimido. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. 218p.
FRIGOTTO; G. CIAVATTA; M. RAMOS; M. Ensino Médio Integrado: concepção e contradição. – 3. Ed. – São Paulo. Cortez, 2012.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, 1º sem, 2008. Disponível em:. Acesso em: 23 Jul 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 3. ed.- São Paulo: Atlas, 1991.p.159
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política. 4.ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2005. 120 p.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago,1996. 220p.
LAKATOS, E. M.;MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. – 8. ed. – São Paulo : Atlas, 2017. 200p.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas – 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2018. 130p.
MÉSZÁROS; I. A Educação Para Além Do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial 2008.
MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277p.
RONDON, J. L. N. Poconé, sua terra e sua gente. 1. Ed. - São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas.1978. 141p.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002. 66p.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 fev 2021.