Percepção Ambiental sobre Queimadas no Pantanal: Proposta Interdisciplinar de Educação Ambiental em uma Escola Pública de Poconé-MT

  • Alessandra Almeida de Aquino Nunes IFMT
  • Vanderley Severino dos Santos IFMT

Resumo


Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa em andamento do Mestrado Profissional Nacional de Educação Profissional (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, onde investiga a Percepção ambiental sobre queimadas no Pantanal: proposta interdisciplinar de educação ambiental em uma escola pública de Poconé-Mt e pretende como objetivo identificar com aplicação de questionário a percepção ambiental dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Prof.ª Eucáris Nunes da Cunha e Moraes no município de Poconé – MT, em relação às queimadas do Pantanal da região. Sabemos da importância da interdisciplinaridade no conhecimento escolar, e por meio da área de Ciências Naturais fazer com que ocorra uma interação com outras áreas do conhecimento, é preciso fazer com que os assuntos perpassados passem por todas as disciplinas. Metodologicamente, este estudo caracteriza o modelo de método dialético, quanto a natureza de forma aplicada, foi desenvolvida na perspectiva de uma abordagem quáli-quantitativa. Pode ser considerada uma pesquisa descritiva, utilizando um elemento importante para a coleta de dados no formato de pesquisa bibliográfica, será utilizado um questionário digital, via Google Forms, para o levantamento de dados. Tendo essa formação mais ampla e consciente, o possibilitará apresentar uma postura cidadã quando se deparar com situações complexas, que hoje se encontram nesse mundo globalizado. Contribuindo assim com a melhoria de ensino na escola e com isso despertar uma vontade de adquirir novos conhecimentos que possam ajudá-los na resolução das situações problemas.

Palavras-chave: Queimadas, Pantanal, Interdisciplinaridade, Educação ambiental, Percepção Ambiental

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Publicado
08/11/2021
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NUNES, Alessandra Almeida de Aquino; SANTOS, Vanderley Severino dos. Percepção Ambiental sobre Queimadas no Pantanal: Proposta Interdisciplinar de Educação Ambiental em uma Escola Pública de Poconé-MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 904-913. ISSN 2447-8776.