Ensino por Investigação e Abordagem STEAM: Caminhos Possíveis para uma Educação em Sexualidade Significativa e Eficiente

  • Iana Marassi dos Santos SEDUC / RENOEN / UFS
  • Edna Lopes Hardoim UFMT / REAMEC

Resumo


O presente trabalho traz como objetivo a proposta de caminhos empiricamente possíveis para uma Educação em sexualidade contemporânea, que contemple em especial o estudante da chamada geração Z, a primeira geração nascida totalmente imersa em um universo digital. Para tal, implementamos métodos com foco na transdisciplinaridade e na interação entre diferentes áreas do conhecimento com o intuito de potencializar nos estudantes a capacidade de investigação, a criatividade, o engajamento e a atitude colaborativa. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa elaborada de acordo com pressupostos da abordagem STEAM em interface com o ensino por investigação e na ABProj – Aprendizagem Baseada em Projetos. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Para a coleta de dados aplicamos questionários, diário de campo e observações in loco. Como parte dos resultados, obtivemos ao final do projeto, páginas autorais criadas pelos estudantes na rede social Instagram para a divulgação cientifica e a confecção de um artefato, (etapa característica da modalidade STEAM e da ABP), um aplicativo educacional, o "Educasex". Consideramos ao final do projeto que as abordagens adotadas de forma integrada são capazes de implementar uma aprendizagem transformadora proporcionando ao estudante um aprender criativo, prazeroso, autônomo e significativo.

Palavras-chave: Protagonismo, aprendizagem, geração z

Referências

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Publicado
08/11/2021
SANTOS, Iana Marassi dos; HARDOIM, Edna Lopes. Ensino por Investigação e Abordagem STEAM: Caminhos Possíveis para uma Educação em Sexualidade Significativa e Eficiente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 929-934. ISSN 2447-8776.