Estado da Arte: Relações Étnico-Raciais e Ensino de Química na Revista QNESC
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar através do estado da arte pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais no Ensino de Química. Para isso, foi realizado uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo. Foi realizado levantamento na revista Química Nova na Escola (QNEsc), pelo período de 2012 à 2020, onde foram encontrados 7 artigos que abordam a referida temática em perspectiva da lei n.º 10.639/2003. Os resultados evidenciaram que os artigos sobre a temática das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Química é algo relativamente novo na revista. Entretanto, os artigos pesquisados apontam para um Ensino de Química que trabalhe a temática de forma contextualizada, interdisciplinar, contemplando a perspectiva da lei n.º 10.639/2003, intervindo pedagogicamente no ensino-aprendizagem, trazendo assim, contribuições científicas africanas e afro-brasileira na tentativa de estabelecer um resgate aos conhecimentos e saberes advindos desses povos com a finalidade de contribuir para uma Educação antirracista.
Referências
BARROS, C. F. Jogos no ensino de Química: um estado da arte sobre a revista química nova na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Instituto de Química, Universidade de Brasília. Brasília, 2015.
BENITE, A. M. C. et al. Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades Metálicas. Química Nova na Escola, v. 39, n. 2, mai., 2017.
CAMARGO, M, J. R. et al. Do Ferreiro a Magnetita: o Vídeo Educativo como Alternativa para a Implementação da Lei 10.639/03. Química Nova na Escola, vol. 41, nº 3, ago. 2019
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013.
FERREIRA, N. S. A. As Pesquisas Denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago., 2002.
FERREIRA, N. Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2012.
MASSI, L. et al. Propostas de Ensino de Química focadas nas Questões Étnico-Raciais: Uma Experiência na Licenciatura e seus Desdobramentos para o Nível Médio. Química Nova na Escola, v. 43, n. 3, ago., 2020.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. São Paulo: Atlas, 1994.
SANTOS, V. L. L.; BENITE, A. M. C. A Comida como Prática Social: Sobre Africanidades no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 3, ago., 2020.
SILVA, E. M. S.; JUNIOR, W. E. F. Arte na Educação para as Relações Étnico-Raciais: Um Diálogo com o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 2, mai., 2018.
SILVA, J. P. et al. Tem Dendê, Tem Axé, Tem Química: Sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, fev., 2017.
SILVA, J. P. et al. Leite em “mama” África e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n. 2, fev., 2020.