Estado da Arte: Relações Étnico-Raciais e Ensino de Química na Revista QNESC

  • Álef Vinicius de Jesus Silva UFMT
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro UFMT

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar através do estado da arte pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais no Ensino de Química. Para isso, foi realizado uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo. Foi realizado levantamento na revista Química Nova na Escola (QNEsc), pelo período de 2012 à 2020, onde foram encontrados 7 artigos que abordam a referida temática em perspectiva da lei n.º 10.639/2003. Os resultados evidenciaram que os artigos sobre a temática das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Química é algo relativamente novo na revista. Entretanto, os artigos pesquisados apontam para um Ensino de Química que trabalhe a temática de forma contextualizada, interdisciplinar, contemplando a perspectiva da lei n.º 10.639/2003, intervindo pedagogicamente no ensino-aprendizagem, trazendo assim, contribuições científicas africanas e afro-brasileira na tentativa de estabelecer um resgate aos conhecimentos e saberes advindos desses povos com a finalidade de contribuir para uma Educação antirracista.

Palavras-chave: Estado da Arte, Relações Étnico-Raciais, Questões Étnico-Raciais, Ensino de Química

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Publicado
08/11/2021
SILVA, Álef Vinicius de Jesus; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Estado da Arte: Relações Étnico-Raciais e Ensino de Química na Revista QNESC. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 935-949. ISSN 2447-8776.