Saberes Pedagógicos de Conteúdo (PCK) em Físico-Química nas Práticas de Licenciandos em Química da UFMT campus Cuiabá

  • Léo da Silva Floriano UFMT
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro UFMT

Resumo


O presente artigo trata-se de um recorte do projeto de pesquisa de doutorado, em construção, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT, na linha de pesquisa "Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas". Ao trazer discussões dos desafios que o universo escolar apresenta, evidenciam-se as crises enfrentadas pela Educação em Ciências, embora seja remodelado. Entretanto, apontar os problemas não é o suficiente, é necessário inovar. Portanto, a partir do modelo teórico PCK, pretende-se verificá-lo nas práticas de licenciandos em Química da UFMT Campus Cuiabá, a partir da interrogativa: Como se configuram e se expressam os Saberes Pedagógicos do Conteúdo em Físico-Química nas práticas de licenciandos em Química da UFMT Campus Cuiabá? Adiante, parte-se aos aspectos metodológicos, optando-se pela natureza aplicada e pelos objetivos exploratórios e descritivo, classificando a abordagem de pesquisa como qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2003), enquanto o método, adotar-se-á a Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Quanto à produção de dados, será realizada através de entrevista semiestruturada. A análise ocorrerá de forma indutiva, baseando-se na Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2007). Espera-se, portanto, aproximar os conceitos quanto à natureza dos conhecimentos científicos, suas teorias e epistemologias, produzindo textos e contribuindo para a formação de professores de Ciências.

Palavras-chave: PCK, Educação em Ciências, Ensino de Química

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Publicado
08/11/2021
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FLORIANO, Léo da Silva; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Saberes Pedagógicos de Conteúdo (PCK) em Físico-Química nas Práticas de Licenciandos em Química da UFMT campus Cuiabá. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 961-973. ISSN 2447-8776.