O Desempenho dos Estudantes de Licenciatura em Química, da UFMT, campus Cuiabá, no Curso e no Enade, e a Reflexão sobre Qualidade
Resumo
O presente artigo aborda sobre o desempenho dos estudantes de licenciatura em Química, da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, campus Cuiabá, no curso e no Enade trazendo uma reflexão sobre o conceito de qualidade através de indicadores. Com o intuito discutir essa temática, o objetivo dessa pesquisa consiste em refletir sobre o conceito de qualidade apresentado no curso de licenciatura em Química, através de dados, e avaliações no curso e no Enade. A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem quali-quantitativa, como análise interpretativa dos dados, e os procedimentos de pesquisas envolveram análise bibliográfica que teve como base, autores como, Almeida, Brito, Dias Sobrinho, Morosini e Pereira, que discutem sobre licenciatura, avaliação e qualidade, e pesquisa documental a partir de dados de relatórios do Inep, projeto pedagógico do curso e dados da UFMT. Os resultados da pesquisa indicam que o curso de Licenciatura em Química da UFMT campus Cuiabá, tem sido responsável por formar professores através dos princípios científicos, sendo referência em educação superior de qualidade, conforme expresso nos indicadores de qualidade analisados, o curso também apresenta algumas fragilidades que necessitam de enfrentamento.
Referências
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Brasilia, 2004.
BRASIL. Resolução CONSEPE N.º 183, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2009. Dispõe sobre as Alterações Curriculares e Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, do Campus Universitário de Cuiabá, da Universidade Federal de Mato Grosso. 2016.
BRITO, M. R. F. de. ENADE 2005: perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas licenciaturas. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 12, n. 3, set. 2007. Disponível em: https://www.www.scielo.br. Acesso em 05 maio. 2021.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade: processos de socialização e processos pedagógicos. In: BALZAN, N. C; DIAS SOBRINHO, J. Avaliação institucional: teorias e experiências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
DIAS SOBRINHO, José “Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação”. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, p. 193-207, 2008.
DIAS SOBRINHO, J. Qualidade, avaliação: do Sinaes a índices. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 817-825, nov. 2008b.
INEP. ENADE 2017 – Relatório da IES – Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: Enade - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep.gov.br). Acesso em: 01 setembro de 2021.
MOROSINI, Marília Costa. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, jan. - mar., 2016. p. 13-37.
PEREIRA. J. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a06v2068.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Cuiabá, MT