“Matéria e Energia’’ no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: um Estado da Arte

  • Rita Yolanda Krause UFMT
  • Roseli Adriana Blümke Feistel UFMT

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular, além de apresentar uma série de orientações e recomendações, organiza-se em diferentes unidades temáticas. Uma delas relaciona-se à conteúdos de Física e Química, denominada "Matéria e Energia", e faz parte do componente curricular de Ciências da Natureza. Tendo em vista a relevância do documento em questão, bem como dos objetos de conhecimento da referida unidade temática, o presente estudo teve como objetivo realizar um Estado da Arte a respeito da temática "Matéria e Energia" no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foram consultados trabalhos publicados no período de 2015 à 2019 em diferentes Bases de Dados e Periódicos da área de Ensino. Por meio da investigação, obteve-se 14 produções científicas, as quais foram analisadas e discutidas a partir das categorias: Intencionalidade das pesquisas; Público-alvo das pesquisas; Conteúdos, estratégias e recursos didáticos; Avaliação da aprendizagem; e Ensino da temática "Matéria e Energia" para além de conteúdos. Considera-se que há diversas possibilidades para o ensino da temática "Matéria e Energia" no ensino de Ciências no Ensino Fundamental bem como potencialidades de estratégias de ensino que oportunizam aos alunos, além da construção de conhecimentos, uma atmosfera lúdica em torno do interesse e da aprendizagem de Ciências.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Estado da Arte, Matéria e Energia

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008. Fixa diretrizes para a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 04 jul. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 ago. 2021.

CAMPOS, B. S.; FERNANDES, S. A.; RAGNI, A. C. P. B.; SOUZA, N. F. Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/D4YZPK6f3J4zJwCVFxsdrGh/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 05 ago. 2021.

CARBO, L.; TORRES, F. S.; ZAQUEO, K. D. Z.; BERTON, A. Atividades práticas e jogos didáticos nos conteúdos de Química como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 53-69, 2019. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1819. Acesso em: 11 ago. 2021.

COSTA, A. P. M.; REATEGUI, E. B.; EPSTEIN, D.; MEYER, D. D.; LIMA, E. G.; SILVA, K. H. Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no Ensino Fundamental. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 91-109, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/nwKvB7d533sLx5Pjdhfg6JJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.

DANTAS, C. R. S.; PIRES, C. K.; PINTO, A. C. A. S.; SOUZA, E. R. H. Jogos bilíngues em Libras/Língua Portuguesa como ferramenta didática para a prática do ensino de vidrarias e equipamentos de Laboratório Químico. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4687. Acesso em: 12 jul. 2021.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GUIMARÃES, L.; BEMFEITO, A. P.; CASTRO, L. C. D. Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o ensino de Química: uma proposta de sequência didática sobre a fabricação da cachaça. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 2019. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4660. Acesso em: 11 jun. 2021.

MARCONDES, M. E. R. As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269. Acesso em 15 jul. 2021.

MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 ago. 2021.

MORAES, V. R. A.; TAZIRI, J. A motivação e o engajamento de alunos em uma atividade na abordagem do ensino de Ciências por investigação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1284. Acesso em: 11 jul. 2021.

MOREIRA, P. S.; ESTUMANO, G. S. Socialização de experimentos de Ciências Naturais em escolas de Ensino Fundamental I e II do município de Cametá-PA: um incentivo educacional para professores e alunos. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/3322. Acesso em: 11 jul. 2021.

MOROZESK, M.; COELHO, G. R. Lixo Eletrônico “Uso e Descarte”: uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 317-338, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4377. Acesso em: 11 ago. 2021.

OLIVEIRA, T.; RIBEIRO FILHO, M. Implantação de um jogo educativo para auxiliar na compreensão do sistema de geração e distribuição de eletricidade. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2019. Anais eletrônicos... Brasília: UNB, 2019. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8525/0. Acesso em: 05 mai. 2021.

RABER, D. Aprendizagem Significativa no ensino de Ciências: uma proposta de Unidade de Ensino potencialmente significativa sobre Energia e Ligações Químicas. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

RAMOS, I. L.; VASCONCELOS, T. N. H. Prática pedagógica a partir da aplicação de atividades contextualizadas sobre o tratamento de água no ensino de Química e Educação Ambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 72-90, 2015. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/846. Acesso em: 12 jul. 2021.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263. Acesso em: 26 mai. 2021.

SEVERINO, E. S. Onde está a Física? Uma discussão acerca de conteúdos de Física abordados em Ciências no Ensino Fundamental. 2015. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Departamento Acadêmico de Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

SHAW, G. S. L.; SILVA JUNIOR, G. S. da. Oficina iniciação à Química na cozinha e as concepções de natureza da Ciência de estudantes do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 126-138, 2018. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1388. Acesso em: 12 jul. 2021.

SOARES, E. L.; VIÇOSA, C. S. C. L.; TAHA, M. S.; FOLMER, V. A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 12, n. 2, p. 69-80, 2017. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/10398. Acesso em: 05 jul. 2021.

VANUCHI, V. C. A. F.; WELTER, L. E.; STEFANELLO, L. B.; BRAIBANTE, M. E. F. Oficina temática “Tintas Indígenas”: ensino de Ciências por meio da temática “indígena”. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 253-270, 2019. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2006. Acesso em: 10 jun. 2021.

VASCONCELOS, C. A.; ANDRADE, B. S. Abordagem da separação de misturas no Ensino Fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-13. 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1141. Acesso em: 12 jul. 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
KRAUSE, Rita Yolanda; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. “Matéria e Energia’’ no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: um Estado da Arte. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1000-1013. ISSN 2447-8776.