“Matéria e Energia’’ no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: um Estado da Arte

  • Rita Yolanda Krause UFMT
  • Roseli Adriana Blümke Feistel UFMT

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular, além de apresentar uma série de orientações e recomendações, organiza-se em diferentes unidades temáticas. Uma delas relaciona-se à conteúdos de Física e Química, denominada "Matéria e Energia", e faz parte do componente curricular de Ciências da Natureza. Tendo em vista a relevância do documento em questão, bem como dos objetos de conhecimento da referida unidade temática, o presente estudo teve como objetivo realizar um Estado da Arte a respeito da temática "Matéria e Energia" no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foram consultados trabalhos publicados no período de 2015 à 2019 em diferentes Bases de Dados e Periódicos da área de Ensino. Por meio da investigação, obteve-se 14 produções científicas, as quais foram analisadas e discutidas a partir das categorias: Intencionalidade das pesquisas; Público-alvo das pesquisas; Conteúdos, estratégias e recursos didáticos; Avaliação da aprendizagem; e Ensino da temática "Matéria e Energia" para além de conteúdos. Considera-se que há diversas possibilidades para o ensino da temática "Matéria e Energia" no ensino de Ciências no Ensino Fundamental bem como potencialidades de estratégias de ensino que oportunizam aos alunos, além da construção de conhecimentos, uma atmosfera lúdica em torno do interesse e da aprendizagem de Ciências.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Estado da Arte, Matéria e Energia

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Publicado
08/11/2021
KRAUSE, Rita Yolanda; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. “Matéria e Energia’’ no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: um Estado da Arte. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1000-1013. ISSN 2447-8776.