Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: uma Experiência no Ensino de Matemática com Sequência Didática

  • Renata Aparecida da Silva UFMT
  • Marta Maria Pontin Darsie UFMT

Resumo


O presente artigo foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Docente Supervisionada, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. As atividades práticas foram desenvolvidas com alunos do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que se encontram em situação de dificuldades/defasagens de aprendizagem em matemática, que seriam encaminhados para atendimento no Laboratório de Aprendizagem. Como proposta de intervenção, realizamos duas atividades distintas: com os alunos a sequência didática "sistema de numeração decimal nas diversas situações do cotidiano", cujo objetivo foi compreender a utilização do sistema de numeração decimal nas diversas situações do cotidiano e o significado dos algoritmos usuais das operações de adição, subtração e multiplicação e com os professores o questionário "Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem em matemática", que tem por finalidade criar subsídios que aproximem a prática pedagógica ao Produto Técnico-Tecnológico "Protocolo SDAM (Protocolo de diagnóstico e encaminhamento de alunos em Situação de Dificuldades de Aprendizagem Matemática) que está em desenvolvimento. Devido ao cenário pandêmico da Covid19, as aulas foram realizadas pelo Google Meet e o contato com os alunos ocorreu por meio do WhatsApp.

Palavras-chave: Prática Docente Supervisionada, Sequência didática, Dificuldades de aprendizagem matemática, Sistema de Numeração Decimal

Referências

ARAÚJO, D. L. de. Enunciado de atividades e tarefas escolares: modos de fazer. Olinda: Editora Livro Rápido, 2014.

BARGUIL, Paulo Meireles. A natureza em números. Ilustrações de Mings. Fortaleza: SEDUC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

DRUCE, Arden. Bruxa, bruxa venha à minha festa. Ed. Brinque-Book. Ministério da Educação. FNDE.PNBE, 2008.

FERRARI, M. Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno. Revista Nova Escola: Especial Grandes Pensadores. São Paulo: FVC, out./2008.

FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas Artmed, 1995.

Grimm, J. Grimm, W. O lobo e os sete cabritinhos. Editora: Revinter, 1ªED. (1997). Coleção: Contos Clássicos Famosos.

MATO GROSSO. Orientativo Pedagógico 2017. Cuiabá: SEDUC-MT, 2017.

MORAES; Ana Claudia Lemes de; LIMA, Vanessa Suligo Araújo; RODRIGUES, Márcio Uriel. Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental na perspectiva das habilidades da BNCC e DRC – Lucas do Rio Verde-MT /– Barra do Bugres: UNEMAT, 2020.

SANCHEZ, Jesús Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SISTO, Celso. Chá das dez. Editora: Aletria. Ministério da Educação. FNDE.PNBE, 2010.

SOUZA, Herbert de. A zeropéia. Editora: Salamandra; 2ª edição (2014).

SMOLE, K.; CANDIDO, P.; STANCANELLI, R. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte, MG: Ed. Lê, 4 ed., 1999.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Renata Aparecida da; DARSIE, Marta Maria Pontin. Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: uma Experiência no Ensino de Matemática com Sequência Didática. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1039-1054. ISSN 2447-8776.