Aspectos Constitutivos da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Resumo
Este trabalho apresenta aspectos da avaliação realizada pelas cursistas da segunda ação de um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, desenvolvida no primeiro semestre de 2021, no formato digital, em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, intitulada "Ensino de Frações e Números Decimais: o que saber, o que fazer e como entender a produção dos alunos". Após as 42 horas de atividades síncronas e assíncronas, distribuídas ao longo de 11 semanas, as 16 cursistas concluintes – professoras de diferentes municípios do estado de Mato Grosso e de outros estados brasileiros e uma estudante de Licenciatura em Matemática – avaliaram aspectos da ação formativa, o que permitiu uma reflexão sobre as demandas formativas de professores que ensinam Matemática do 4º ao 6º ano do ensino fundamental. A base teórica se referenciou em autores como Cavalcanti e Guimarães (2008), Ribeiro (2017), Serrazina (2002) e Shulman (2014). Concluiu-se que as dimensões conceitual, metodológica e interpretativa da prática docente são consideradas igualmente relevantes pelas professoras que participaram da ação desenvolvida, análise que possibilita ampliar as reflexões acerca dos modelos de ações a serem propostos para a formação continuada de professores.
Referências
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