A Experiência Didática com a Formação de Professores de Matemática que Ensinam Estudantes Surdos

  • Maria de Fátima Nunes Antunes UNIVATES
  • Inedio Arcari UNEMAT
  • Miriam Ines Marchi UNIVATES
  • Marcelo Máximo Purificação UNIFIMES

Resumo


Este artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos na dissertação de mestrado, intitulada "Matemática e Surdos: o software GeoGebra como recurso para auxiliar o ensino de geometria", gerada no Mestrado de Ensino de Ciências Exatas da Univates-RS. Muitas dificuldades e anseios enfrentados pelo público constituído de professores das mais variadas áreas do conhecimento, subsidiaram o desenvolvimento deste trabalho, especialmente, os que atuavam com estudantes surdos. Nesse sentido, buscou-se desvendar as reações dos que ministravam aulas de Matemática, em uma formação continuada, mediante o uso do software GeoGebra, no ensino da geometria espacial, para alunos não ouvintes do Ensino Médio. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com caráter descritivo e elementos de estudo de caso. A metodologia adotada foi a de Grupo Focal visando obter informações dos professores participantes sobre o ensino de geometria com discentes surdos e estabelecer diretrizes na organização de uma formação continuada. Como resultados, destaca-se, a forte presença da visualização no trabalho da geometria com o GeoGebra, recurso que os professores pretendem adotar em suas aulas com estudantes surdos. Assim, concluiu-se que, mesmo em tempos de grande disseminação das tecnologias, ainda perduram problemas relativos à inclusão de estudantes surdos, carecendo, por exemplo, de uma formação continuada direcionada.
Palavras-chave: Surdo, Software GeoGebra, Formação continuada, Ensino de geometria

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Publicado
08/11/2021
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ANTUNES, Maria de Fátima Nunes; ARCARI, Inedio; MARCHI, Miriam Ines; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. A Experiência Didática com a Formação de Professores de Matemática que Ensinam Estudantes Surdos. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1125-1138. ISSN 2447-8776.