Aprendizagem Significativa e o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental

  • Élio Rubens de Freitas Silva UFMT
  • Adelmo Carvalho da Silva UFMT

Resumo


Este artigo é parte integrante da disciplina Seminário Avançado II, que faz parte do cronograma do curso de mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O texto apresenta uma discussão teórica acerca da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Assim sendo, o objetivo desse estudo é compreender o ensino de Matemática no Ensino Fundamental enfatizando a teoria da aprendizagem significativa com base em David Ausubel. O presente estudo realizou-se através de uma pesquisa exploratória bibliográfica, por meio de autores diversos, como, Ausubel, Santos, Onuchic, Moreira, entre outros. Nesse contexto, propõe-se que o professor se relacione de forma satisfatória com seus alunos, orientando-os, mediando-os, visando a promoção de um ensino-aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Ensino Fundamental, Matemática, Ensino

Referências

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L.(orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em sala de aula. 6ª edição. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.

AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1978.

AUSUBEL, David P.; NOVACK, Joseph D.; Hanesian, Helen. Psicologia Educacional. Trad. De Eva Nick e outros. Rio de janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF, 2017.

D´AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N. 2. Brasília. 1989. p. 15-19.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

MOREIRA, Marco A. A teoria de Ausubel. In.: Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UNB, 1999.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

______________A teoria da aprendizagem significativa: Subsídios Teóricos para o professor Pesquisador em Ensino de Ciências. 1ª edição. Porto Alegre, 2009.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

SALVADOR, César Cool. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SANTOS, Vinício de Macedo. Ensino de matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios. Colaboração: Eliane Maria Vani Ortega; José Joelson Pimentel de Almeida; Sueli Fanizzi. São Paulo: Cengage Learning, 2014. (Coleção ideias em ação).

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Élio Rubens de Freitas; SILVA, Adelmo Carvalho da. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1139-1148. ISSN 2447-8776.