Aprendizagem Significativa e o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo é parte integrante da disciplina Seminário Avançado II, que faz parte do cronograma do curso de mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O texto apresenta uma discussão teórica acerca da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Assim sendo, o objetivo desse estudo é compreender o ensino de Matemática no Ensino Fundamental enfatizando a teoria da aprendizagem significativa com base em David Ausubel. O presente estudo realizou-se através de uma pesquisa exploratória bibliográfica, por meio de autores diversos, como, Ausubel, Santos, Onuchic, Moreira, entre outros. Nesse contexto, propõe-se que o professor se relacione de forma satisfatória com seus alunos, orientando-os, mediando-os, visando a promoção de um ensino-aprendizagem significativa.
Referências
AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1978.
AUSUBEL, David P.; NOVACK, Joseph D.; Hanesian, Helen. Psicologia Educacional. Trad. De Eva Nick e outros. Rio de janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF, 2017.
D´AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N. 2. Brasília. 1989. p. 15-19.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.
MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MOREIRA, Marco A. A teoria de Ausubel. In.: Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UNB, 1999.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
______________A teoria da aprendizagem significativa: Subsídios Teóricos para o professor Pesquisador em Ensino de Ciências. 1ª edição. Porto Alegre, 2009.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
SALVADOR, César Cool. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SANTOS, Vinício de Macedo. Ensino de matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios. Colaboração: Eliane Maria Vani Ortega; José Joelson Pimentel de Almeida; Sueli Fanizzi. São Paulo: Cengage Learning, 2014. (Coleção ideias em ação).
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.