Aprendizagem Significativa e o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental

  • Élio Rubens de Freitas Silva UFMT
  • Adelmo Carvalho da Silva UFMT

Resumo


Este artigo é parte integrante da disciplina Seminário Avançado II, que faz parte do cronograma do curso de mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O texto apresenta uma discussão teórica acerca da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Assim sendo, o objetivo desse estudo é compreender o ensino de Matemática no Ensino Fundamental enfatizando a teoria da aprendizagem significativa com base em David Ausubel. O presente estudo realizou-se através de uma pesquisa exploratória bibliográfica, por meio de autores diversos, como, Ausubel, Santos, Onuchic, Moreira, entre outros. Nesse contexto, propõe-se que o professor se relacione de forma satisfatória com seus alunos, orientando-os, mediando-os, visando a promoção de um ensino-aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Ensino Fundamental, Matemática, Ensino

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Publicado
08/11/2021
SILVA, Élio Rubens de Freitas; SILVA, Adelmo Carvalho da. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1139-1148. ISSN 2447-8776.