Programa de Residência Pedagógica – Mapeamento de Teses e Dissertações Defendidas no Brasil no Período de 2018 a 2021

  • Deise Rôos UFMT
  • Rute Cristina Domingos da Palma UFMT

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em apresentar um mapeamento das produções científicas que abordam as experiências quanto à formação inicial de professores, vivenciadas nos cursos de licenciaturas que participam do Programa de Residência Pedagógica, implementado pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no ano de 2018. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, cujo levantamento de dados foi realizado junto ao Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) e à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Restringimo-nos às publicações realizadas entre os anos de 2018 e 2021, período posterior à implementação do referido programa. Foram localizadas cinco dissertações e uma tese que abordam a temática, nas quais buscamos destacar seus principais aspectos constitutivos como: problema de pesquisa, objetivo geral, abordagem metodológica e os principais resultados. Foi possível verificar com esse estudo que, apesar de poucas produções Stricto Sensu que abordam essa temática, tem-se evidenciado a importância da Residência Pedagógica para a formação de professores, destacandose o papel do programa no fortalecimento da relação entre universidade e escola e, consequentemente, na relação entre teoria e prática proporcionada com a imersão dos licenciandos no espaço escolar.

Palavras-chave: Residência pedagógica, Formação inicial de professores, Mapeamento de produções

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Publicado
08/11/2021
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RÔOS, Deise; PALMA, Rute Cristina Domingos da. Programa de Residência Pedagógica – Mapeamento de Teses e Dissertações Defendidas no Brasil no Período de 2018 a 2021. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1149-1163. ISSN 2447-8776.