A Educação Matemática Critica: Interdisciplinaridade e a Resolução de problema

  • Benedita Neire Almeida de Magalhães UFMT
  • Marta Maria P. Darsie UFMT

Resumo


O presente trabalho como parte de pesquisa de mestrado em desenvolvimento, constitui-se como revisão bibliográfica, referente à Contextualização de Resolução de Problema e a Interdisciplinaridade no contexto da Educação Matemática Critica. Objetiva-se identificar os teóricos e a abordagem da resolução de problema e a interdisciplinaridade. A Metodologia de pesquisa empregada neste trabalho, foi do tipo exploratória e informação sobre o assunto em estudo (CERVO et al 2010). Os teóricos que nortearam: Freire (1996, 2006), Onuchic & Allevato (2004), Van de Walle (2001), D'Ambrosio (2003), Polya (1981) e de Dewey (1933), Schroeder e Lester (1989), Stanic & Kilpatrick (1989), Huamán (2006), Gusdorf (1976), Jupiassu (2006), Nissani (1997), Paviani e Botomé (1993), (Mateus, 2015), Paviani (2003), Skovsmose (1992, 2001, 2008,2013) e Adorno (2004). Destarte que, a partir das teorias e o contexto histórico, evidenciou-se a relevância para a pratica educativa, através da metodologia de resolução de problemas e a interdisciplinaridade, na abordagem da educação matemática crítica, sendo uma forma de despertar nos estudantes, uma formar de pensar, agir, argumentar, dialogar entre os sujeitos e propor soluções para o problema, de forma criativa, coletiva e autônoma.

Palavras-chave: Resolução de problemas, Interdisciplinaridade, Educação matemática crítica

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Publicado
08/11/2021
MAGALHÃES, Benedita Neire Almeida de; DARSIE, Marta Maria P.. A Educação Matemática Critica: Interdisciplinaridade e a Resolução de problema. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1164-1176. ISSN 2447-8776.