A Educação Matemática Critica: Interdisciplinaridade e a Resolução de problema
Resumo
O presente trabalho como parte de pesquisa de mestrado em desenvolvimento, constitui-se como revisão bibliográfica, referente à Contextualização de Resolução de Problema e a Interdisciplinaridade no contexto da Educação Matemática Critica. Objetiva-se identificar os teóricos e a abordagem da resolução de problema e a interdisciplinaridade. A Metodologia de pesquisa empregada neste trabalho, foi do tipo exploratória e informação sobre o assunto em estudo (CERVO et al 2010). Os teóricos que nortearam: Freire (1996, 2006), Onuchic & Allevato (2004), Van de Walle (2001), D'Ambrosio (2003), Polya (1981) e de Dewey (1933), Schroeder e Lester (1989), Stanic & Kilpatrick (1989), Huamán (2006), Gusdorf (1976), Jupiassu (2006), Nissani (1997), Paviani e Botomé (1993), (Mateus, 2015), Paviani (2003), Skovsmose (1992, 2001, 2008,2013) e Adorno (2004). Destarte que, a partir das teorias e o contexto histórico, evidenciou-se a relevância para a pratica educativa, através da metodologia de resolução de problemas e a interdisciplinaridade, na abordagem da educação matemática crítica, sendo uma forma de despertar nos estudantes, uma formar de pensar, agir, argumentar, dialogar entre os sujeitos e propor soluções para o problema, de forma criativa, coletiva e autônoma.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria Executiva, Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da; Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola 1979
GUERREIRO, Cláudia J. A construção de um site educacional por alunos de um curso do ensino médio profissionalizante. Fortaleza, 2015.
Gusdorf, G. Prefácio. In: H. Jupiassu (Org.), Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago. Jupiassuú, H. (2006). O espírito interdisciplinar. Cadernos EBAPE.BR, IV (3), 1-9.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
MORIN, Edgard. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
NASCIMENTO, Maria Pereira; FREITAS, Andréa Cristina Costa; BOMFIM, Alexandre Maia. Por uma interdisciplinaridade Crítica: Uma reflexão sobre a Educação Matemática e a Educação Ambiental. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Acesso: 13/09/21. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0964-1.pdf.
ONUCHIC, L. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos?. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 4 out. 2013. Acesso: 26/08/21. http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3509.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
_____________. Desafios e reflexão em educação matemática crítica. Campinas-SP: Papirus, 2008.
_____________Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas-SP: Papirus, 2013