A Apropriação dos Meios Tecnológicos de Mídias por Parte de Docentes do Município de Nobres/MT no Processo de Ensino Remoto da Disciplina de Matemática

  • Joaquim de Araújo Faúla Neto UFMT

Resumo


Esse artigo é parte da dissertação de Mestrado intitulada "Aulas remotas de Matemática: percepções, aprendizagens e desafios de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Nobres-MT". Dentre as diversas possibilidades de abordagem, optou-se pela delimitação nas dificuldades e aprendizagens vivenciadas pelos professores para o ensino remoto de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada com questionário semiestruturado e disponibilizado no google forms durante o período de pandemia compreendido entre os meses de 2020 e 2021. Com a análise do material coletado, verificou-se que os professores já utilizavam recursos tecnológicos em aula ou para atividades de lazer e planejamento de aula. O desenvolvimento das aulas remotas apresentou novos desafios, tanto no que se refere à formação para o uso das tecnologias, como à falta de equipamentos adequados e a conexão com a internet de professores e alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino Remoto, Matemática

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Publicado
08/11/2021
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FAÚLA NETO, Joaquim de Araújo. A Apropriação dos Meios Tecnológicos de Mídias por Parte de Docentes do Município de Nobres/MT no Processo de Ensino Remoto da Disciplina de Matemática. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1177-1190. ISSN 2447-8776.