Educação Patrimonial em Cuiabá: o que Expressam as Crianças diante do Centro Histórico?

  • Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha UFMT
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade UFMT

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo preliminar de uma pesquisa de doutoramento que tem como objetivo analisar a relação das crianças com o Centro Histórico de Cuiabá/MT. As ancoragens teóricas escolhidas para este estudo fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012; 2013; JODELET, 2001) e na abordagem ontogenética das representações sociais (DUVEEN, 1995; CASTORINA; KAPLAN, 2003) articuladas com os estudos sobre a memória social (SÁ, 2015). Tais escolhas permitem pensar perspectivas psicossociais da Educação Patrimonial (IPHAN, 2014), compreendendo os processos de conhecimento social e desenvolvimento humano em diálogo com a cultura e a história. As escolhas metodológicas foram orientada pela ênfase qualitativa a partir de um estudo de caso único. Participaram como sujeitos cinco crianças com idade entre sete e 11 anos. Para produção de dados foi elaborado um roteiro poético no Centro Histórico de Cuiabá/MT percorrendo os marcos históricos da cidade. Os dados produzidos neste estudo preliminar indicaram que as representações sociais das crianças sobre o centro histórico anunciam o silenciamento do lugar e que o diálogo intergeracional não tem alcançado a reposição da história e da memória presente no Centro Histórico de Cuiabá.

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Representações sociais, Crianças, Centro Histórico

Referências

ANDRADE, D. B. S. F. Projeto Cultural Cribiás 300+: Por uma Educação Patrimonial toda nossa. Lei Aldir Blanc – Seleção Pública MT Nascentes. Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer: Governo de Mato Grosso, 2011.

ARENDT, H. Entre o passado e o presente. Tradução Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CASTORINA, J. A.; KAPLAN, C. V. Las representaciones sociales: problemas teóricos y desafíos educativos. In: CASTORINA, J. A. (Org.). Representaciones sociales: problemas teóricos y conocimientos infantiles. Barcelona: Gedisa, 2003.

DUVEEN, G. Crianças enquanto atores sociais: as representações sociais em desenvolvimento. In: GUARESCHI, P. A. Textos em representações sociais. Pedrinho A. Guareschi, Sandra Jovchelovitch (Org.). 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-209, 2006.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Catálogo, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=441538&view=detalhes. Acesso em: 20 Set. 2018.

IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf. Acesso em: 23 Set. 2018.

JODELET, D. As representações sociais um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Tradução Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.

JODELET, D. Representações sociais e mundos da vida. Curitiba: Fundação Carlos Chagas, 2017.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Tradução de Pedrinho Guareschi. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARKOVÁ, I. Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006

MARKOVÁ, I. Mente dialógica: senso comum e ética. Tradução de Lilian Ulup. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017

MENDES JÚNIOR, J. N.; FERREIRA, M. C. Análise compreensiva: conceito e método. GEOGRAFIA, Rio Claro, v. 35, n. 1, p. 21-35, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/4814. Acesso em: 9 jul. 2019

MOSCOVICI, S. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

NOVAES, A. Subjetividade social docente: elementos para um debate sobre “políticas de subjetividade”. Caderno de Pesquisa, [s. l.], v. 45, n. 156, p. 328-343, Abril/Junho 2015. DOI http://dx.doi.org/10.1590/198053143205. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/3205/pdf_. Acesso em: 10 out. 2019.

OLIVEIRA, F. O.; WERBA, G. C. Representações sociais. In: STREY, M. N. et al. Psicologia Social contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ROMANCINI, S. R. Cuiabá: paisagens e espaços da memória. 1 ed. Cuiabá: Cathedral Publicações, 2005.

SÁ, C. P. Estudos de Psicologia Social: história, comportamento, representações e memória. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.

TEDESCO, J. C. Igualdad de oportunidades y política educativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 557-572, set./dez. 2004.

TONUCCI, F. A Cidade das Crianças. Lateza, 1997.
Publicado
08/11/2021
CUNHA, Jeysson Ricardo Fernandes da; ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. Educação Patrimonial em Cuiabá: o que Expressam as Crianças diante do Centro Histórico?. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1293-1305. ISSN 2447-8776.