Educação Patrimonial em Cuiabá: o que Expressam as Crianças diante do Centro Histórico?

  • Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha UFMT
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade UFMT

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo preliminar de uma pesquisa de doutoramento que tem como objetivo analisar a relação das crianças com o Centro Histórico de Cuiabá/MT. As ancoragens teóricas escolhidas para este estudo fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012; 2013; JODELET, 2001) e na abordagem ontogenética das representações sociais (DUVEEN, 1995; CASTORINA; KAPLAN, 2003) articuladas com os estudos sobre a memória social (SÁ, 2015). Tais escolhas permitem pensar perspectivas psicossociais da Educação Patrimonial (IPHAN, 2014), compreendendo os processos de conhecimento social e desenvolvimento humano em diálogo com a cultura e a história. As escolhas metodológicas foram orientada pela ênfase qualitativa a partir de um estudo de caso único. Participaram como sujeitos cinco crianças com idade entre sete e 11 anos. Para produção de dados foi elaborado um roteiro poético no Centro Histórico de Cuiabá/MT percorrendo os marcos históricos da cidade. Os dados produzidos neste estudo preliminar indicaram que as representações sociais das crianças sobre o centro histórico anunciam o silenciamento do lugar e que o diálogo intergeracional não tem alcançado a reposição da história e da memória presente no Centro Histórico de Cuiabá.

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Representações sociais, Crianças, Centro Histórico

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Publicado
08/11/2021
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CUNHA, Jeysson Ricardo Fernandes da; ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. Educação Patrimonial em Cuiabá: o que Expressam as Crianças diante do Centro Histórico?. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1293-1305. ISSN 2447-8776.