Significações do Pensamento de Urbanistas sobre a Produção da Cidade e o Espaço da Cidade Destinado a Criança
Resumo
Este trabalho articula uma discussão sobre a percepção dos espaços da cidade e como isso influencia a produção da cidade para as crianças. A discussão teórica orienta-se nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2013; JODELET, 1982, 2001, 2002, 2005; MARKOVÁ, 2017) em diálogo com Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2010) e pelo aprofundamento no conceito de representações socioespaciais (JODELET, 2001; DE ALBA, 2011), em interlocução com discussões sobre espaço (TONUCCI, 2005; TUAN, 1980, HARVEY, 2008; SENNETT, 1988) e com a imagem social da criança (SARMENTO, 2007). O desenho metodológico se dará a partir do recorte das entrevistas realizadas na dissertação de mestrado nomeada "Cuiabá das crianças?: representações sociais de urbanistas sobre o espaço urbano para as crianças" e sua análise decorreu por meio das orientações dos Núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Fica possível constatar o esvaziamento da produção do espaço urbano a partir da falta, do não-pensar, da não-continuidade, da negação do espaço. O único espaço de reconhecimento da criança se dá a partir da sua condição de aluno. Há também perspectivas para pensar a criança na cidade, mas é preciso trabalhar nessa ideia e repensarmos a condição desse grupo em relação com a cidade que os cercam.
Referências
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