Representações Socioespaciais de Crianças sobre o Isolamento Hospitalar: um Estudo de Caso
Resumo
Este trabalho é derivado de um projeto de Iniciação Científica e tem por objetivo observar como as crianças se relacionam com o espaço (quarto de isolamento), bem como identificar e compreender as significações que elaboram sobre o quarto. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, que utiliza como estratégia de pesquisa um estudo de caso. Para tanto, o estudo adota como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2007, 2012) em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2018) e os estudos de Jodelet (1982, 2002) sobre espaço e representações socioespaciais, juntamente com os estudos de Tuan (1980, 1983). A produção dos dados foi realizada com duas crianças submetidas à condição de isolamento hospitalar que estavam internadas em um hospital universitário da cidade de Cuiabá-MT. Devido ao contexto de pandemia em decorrência da Covid-19, os dados foram produzidos de modo remoto. Dessa forma, foi realizada entrevista semiestruturada, registro iconográfico e indução de metáfora. Como resultado, o estudo sugere indícios de que as crianças se esforçaram quase que sozinhas para construir uma representação do espaço, o qual foi significado como algo ruim e como lugar topofóbico, revelando uma cultura hospitalar que elege o adulto como interlocutor do processo de hospitalização.
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