A Importância da Brincadeira Livre no Contexto Escolar

  • Maria Elice Alves Giota Negrão UFMT
  • Ana Luisa Alves Cordeiro UFMT

Resumo


O presente artigo discute a importância das brincadeiras na vida da criança, essencial para seu desenvolvimento físico, cognitivo e sociocultural, sendo esses fatores considerados primordiais desde a fase inicial da vida humana. Sendo essa a principal atividade na fase infantil se estende também para o meio educativo. A intenção é refletir sobre a brincadeira livre no contexto escolar, principalmente sobre os momentos recreativos que para além dos benefícios anteriormente mencionados é direito garantido nas legislações. A discussão se entende pelas origens das brincadeiras desde os longínquos tempos de outrora aos dias atuais, considerando também o período pandêmico decorrente da COVID 19. A metodologia aqui utilizada foi por meio de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e descritivo, com embasamento nos temas discutidos no decorrer do curso de Pedagogia pela UFMT, e por teóricos(as) especialistas no assunto como Kishimoto (1998, 1999), Ariès (1981) e outros(as). São citadas algumas observações in loco colhidas nos estágios supervisionados durante o curso, realizados em algumas escolas da Rede pública da cidade de Cuiabá-MT, os quais trouxeram inquietação e a necessidade de refletir sobre o tema em maior amplitude.
Palavras-chave: Brincadeira livre, Infância, Escola, Recreio

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Publicado
08/11/2021
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NEGRÃO, Maria Elice Alves Giota; CORDEIRO, Ana Luisa Alves. A Importância da Brincadeira Livre no Contexto Escolar. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1357-1371. ISSN 2447-8776.