A Privatização do Currículo da Educação Infantil Via Apostilamento no Sistema Municipal de Educação de Cáceres – MT

  • Tiago dos Santos Rodrigues UNEMAT
  • Marilda de Oliveira Costa UNEMAT
  • Rodolfo Claudio da Cruz UNEMAT

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar os valores financeiros repassados a editora positivo por meio da contratação do Sistema Aprende Brasil, realizada pela secretaria municipal de educação do município de Cáceres-MT bem como as principais características do sistema de apostilamento contratado. No ano de 2017 o município em questão adquiriu um pacote referente ao apostilamento para as turmas da pré-escola II da rede de educação, a fim de melhorar a qualidade da educação. A inserção do sistema se daria de forma gradativa a partir do ano de 2018 para todas as turmas da educação básica municipal, porém o contrato permaneceu até o ano de 2020 se mantendo com a pré-escola II. O valor destinado à contratação do sistema é alto e tem impacto direto no orçamento da educação proveniente das verbas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). Ademais com a ocorrência da pandemia causada pela Covid-19 houve a interrupção do contrato e nenhum dado sobre a melhora qualidade da educação foi evidenciada ou divulgada pela Secretaria.

Palavras-chave: Privatização, Currículo, Educação Infantil

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Publicado
08/11/2021
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RODRIGUES, Tiago dos Santos; COSTA, Marilda de Oliveira; CRUZ, Rodolfo Claudio da. A Privatização do Currículo da Educação Infantil Via Apostilamento no Sistema Municipal de Educação de Cáceres – MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1396-1409. ISSN 2447-8776.