Fios Teórico-Epistemológicos sobre Currículo e Formação Docente
Resumo
Este trabalho resulta de provocações feitas por meio de uma experiência de ensino remoto, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMT em meio a pandemia ocasionada pelo Covid-19, portanto, é fruto de uma experiência de resistência e superação no âmbito da docência superior. O artigo apresenta um rápido olhar sobre alguns conceitos referentes ao currículo (GOODSON, 1995; MACEDO, 2006) e a formação de professores (CAMPOS; PESSOA, 1998; GERALDI, 1998, ZEICHNER; LISTON, 1996; CONTRERAS, 2002). Trata-se de um estudo sistematizado, de cunho bibliográfico, que busca discernir o urdume e as tramas que tecem o modelo do professor reflexivo enquanto possibilidade de constituição identitária profissional. A inquietação impulsionadora desta investigação é desemaranhar os fios de sentidos que dão sustentação ao modelo do professor reflexivo, contrapondo-o ao modelo tecnicista vigente nas instituições de Ensino Superior nos meados de 1980. Para isso, revisito os principais movimentos de tessitura do paradigma do professor reflexivo, na esperança de encontrar nessa cesta epistemológico-teórica sentidos que oportunizem novos olhares e possam fortalecer a formação de professores, principalmente mediante o cenário político da atualidade.
Referências
CAMPOS, Silmara de; PESSOA, Valda Inês Fontenele. Discutindo a Formação de professores e professoras com Donald Schon. In: GERALDI, FIORENTINI, PEREIRA (Orgs) Cartografia do trabalho docente. Mercado das Letras. Campinas – SP, 1998, p.183-206.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
GERALDI, Corinta M.G.; MESSIAS, Maria da Glória M.; GUERRA, Miriam D.S. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In: GERALDI,FIORENTINI, PEREIRA (Orgs.) Cartografia do trabalho docente. Mercado das Letras. Campinas – SP, 1998, p.237-274.