Fios Teórico-Epistemológicos sobre Currículo e Formação Docente

  • Delvânia Aparecida Góes dos Santos UFMT

Resumo


Este trabalho resulta de provocações feitas por meio de uma experiência de ensino remoto, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMT em meio a pandemia ocasionada pelo Covid-19, portanto, é fruto de uma experiência de resistência e superação no âmbito da docência superior. O artigo apresenta um rápido olhar sobre alguns conceitos referentes ao currículo (GOODSON, 1995; MACEDO, 2006) e a formação de professores (CAMPOS; PESSOA, 1998; GERALDI, 1998, ZEICHNER; LISTON, 1996; CONTRERAS, 2002). Trata-se de um estudo sistematizado, de cunho bibliográfico, que busca discernir o urdume e as tramas que tecem o modelo do professor reflexivo enquanto possibilidade de constituição identitária profissional. A inquietação impulsionadora desta investigação é desemaranhar os fios de sentidos que dão sustentação ao modelo do professor reflexivo, contrapondo-o ao modelo tecnicista vigente nas instituições de Ensino Superior nos meados de 1980. Para isso, revisito os principais movimentos de tessitura do paradigma do professor reflexivo, na esperança de encontrar nessa cesta epistemológico-teórica sentidos que oportunizem novos olhares e possam fortalecer a formação de professores, principalmente mediante o cenário político da atualidade.

Palavras-chave: Currículo, Formação Docente, Professor Reflexivo

Referências

CAMPOS, Maria Malta; FÁVERO, Osmar. A Pesquisa em Educação no Brasil. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas: São Paulo, SP, 1994

CAMPOS, Silmara de; PESSOA, Valda Inês Fontenele. Discutindo a Formação de professores e professoras com Donald Schon. In: GERALDI, FIORENTINI, PEREIRA (Orgs) Cartografia do trabalho docente. Mercado das Letras. Campinas – SP, 1998, p.183-206.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

GERALDI, Corinta M.G.; MESSIAS, Maria da Glória M.; GUERRA, Miriam D.S. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In: GERALDI,FIORENTINI, PEREIRA (Orgs.) Cartografia do trabalho docente. Mercado das Letras. Campinas – SP, 1998, p.237-274.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Delvânia Aparecida Góes dos. Fios Teórico-Epistemológicos sobre Currículo e Formação Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1410-1425. ISSN 2447-8776.