Gestão Democrática na Escola Pública: Desafios e Possibilidades para a Construção da Escola Inclusiva a partir da Pandemia da Covid-19
Resumo
O presente artigo intitulado: Gestão Democrática na Escola Pública: Desafios e Possibilidades para a construção da Escola Inclusiva a partir da pandemia da covid-19, discorrem sobre as práticas desenvolvidas pela gestão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola da rede pública municipal. A problemática dessa pesquisa é: Como são desenvolvidas as práticas administrativas e pedagógicas da gestão democrática face à inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino comum a partir da pandemia. Nesse viés, o objetivo da pesquisa é relatar as ações desenvolvidas pela gestão e coordenação escolar na efetivação da inclusão e participação dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem na escola comum a partir da pandemia. Para dialogar com a temática proposta realizou-se a abordagem teórica das políticas de inclusão escolar para alunos com deficiência, o papel do gestor e coordenação escolar e os caminhos a serem percorridos para a atuação da gestão escolar democrática e inclusiva. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica-leitura de livros, e-books, lives, análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico – PPP e o Projeto Gestor. Conclui-se que apesar de existirem vários documentos, entre decretos e leis federais que garantem uma educação com qualidade e equidade para os alunos com deficiência inseridos nas escolas comuns, a gestão e coordenação escolar ainda tem dificuldades em efetivar esse direito. Ainda que esse direito esteja destacado nas propostas do Projeto Político Pedagógico e do Projeto Gestor (Democrático) sua aplicabilidade está distante da realidade, ora por falta de comprometimento dos envolvidos (professores e gestão escolar) ora por não haver uma construção coletiva do PPP que busque alternativas pedagógicas sanar as barreiras ocasionadas pela deficiência.
Referências
BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: [link]. Acesso em 07 de junho de 2021.
FREITAS, Marisa Bueno de; SILVA, Diana de Cássia. O silêncio da escola e a escola do silêncio: resistências e aberturas para a escola democrática. Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores - Breynner R. Oliveira & Adriana M. Tonini - Editar, Juiz de Fora - 2014, p.125 a 152.
MUNHOZ. A. V. Das Pandemias em curso. Inclusão escolar: um itinerário de formação docente / Morgana Domênica Hattge, Francieli Karine dos Santos, Daniel Marques Costa (Org.) - Lajeado: Editora Univates, 2020.
ORTIZ.Cilene de Oliveira. CORRÊA. Camila Bottero. LOCKMANN Kamila. Os alunos com deficiência no ensino remoto emergencial. E-book- Pesquisar com a escola: currículo e inclusão em foco. Clarice Salete Traversini, Kamila Lockmann, Renata Sperrhake - organizadoras. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 237p..
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão, exclusão, in/exclusão. In: VERVE, São Paulo, n. 20, p. 121-135, out. 2011.