Gestão Democrática na Escola Pública: Desafios e Possibilidades para a Construção da Escola Inclusiva a partir da Pandemia da Covid-19

  • Rosiane Sousa Pereira UNIVATES
  • Nilcéia Frausino da Silva Pinto UNIVATES
  • Andréia Cristina Pontarolo Lindoino FAF-MT / Escola Estadual Rui Barbosa

Resumo


O presente artigo intitulado: Gestão Democrática na Escola Pública: Desafios e Possibilidades para a construção da Escola Inclusiva a partir da pandemia da covid-19, discorrem sobre as práticas desenvolvidas pela gestão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola da rede pública municipal. A problemática dessa pesquisa é: Como são desenvolvidas as práticas administrativas e pedagógicas da gestão democrática face à inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino comum a partir da pandemia. Nesse viés, o objetivo da pesquisa é relatar as ações desenvolvidas pela gestão e coordenação escolar na efetivação da inclusão e participação dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem na escola comum a partir da pandemia. Para dialogar com a temática proposta realizou-se a abordagem teórica das políticas de inclusão escolar para alunos com deficiência, o papel do gestor e coordenação escolar e os caminhos a serem percorridos para a atuação da gestão escolar democrática e inclusiva. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica-leitura de livros, e-books, lives, análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico – PPP e o Projeto Gestor. Conclui-se que apesar de existirem vários documentos, entre decretos e leis federais que garantem uma educação com qualidade e equidade para os alunos com deficiência inseridos nas escolas comuns, a gestão e coordenação escolar ainda tem dificuldades em efetivar esse direito. Ainda que esse direito esteja destacado nas propostas do Projeto Político Pedagógico e do Projeto Gestor (Democrático) sua aplicabilidade está distante da realidade, ora por falta de comprometimento dos envolvidos (professores e gestão escolar) ora por não haver uma construção coletiva do PPP que busque alternativas pedagógicas sanar as barreiras ocasionadas pela deficiência.

Palavras-chave: gestão democrática, inclusão escolar, pandemia da covid-19

Referências

BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em 07 de jun. 2021.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: [link]. Acesso em 07 de junho de 2021.

FREITAS, Marisa Bueno de; SILVA, Diana de Cássia. O silêncio da escola e a escola do silêncio: resistências e aberturas para a escola democrática. Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores - Breynner R. Oliveira & Adriana M. Tonini - Editar, Juiz de Fora - 2014, p.125 a 152.

MUNHOZ. A. V. Das Pandemias em curso. Inclusão escolar: um itinerário de formação docente / Morgana Domênica Hattge, Francieli Karine dos Santos, Daniel Marques Costa (Org.) - Lajeado: Editora Univates, 2020.

ORTIZ.Cilene de Oliveira. CORRÊA. Camila Bottero. LOCKMANN Kamila. Os alunos com deficiência no ensino remoto emergencial. E-book- Pesquisar com a escola: currículo e inclusão em foco. Clarice Salete Traversini, Kamila Lockmann, Renata Sperrhake - organizadoras. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 237p..

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão, exclusão, in/exclusão. In: VERVE, São Paulo, n. 20, p. 121-135, out. 2011.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Rosiane Sousa; PINTO, Nilcéia Frausino da Silva; LINDOINO, Andréia Cristina Pontarolo. Gestão Democrática na Escola Pública: Desafios e Possibilidades para a Construção da Escola Inclusiva a partir da Pandemia da Covid-19. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1463-1475. ISSN 2447-8776.