A Importância de um Curriculo Intercultural a partir da Educação Infantil
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância de um currículo intercultural na escola a partir da educação infantil, visando contribuir para o processo de formação da identidade infantil, a fim de garantir uma educação voltada para o respeito para com o outro e para cidadania. É na educação infantil que se começa a educar para o convívio social, nessa perspectiva, a Educação Infantil deve atuar como referência positiva para todos, inclusive para os afrodescendentes e indígenas, povos estes que foram tão injustiçados ao longo da história, por isso a necessidade de abordar essa temática desde a primeira etapa da educação básica, para desconstruir esses estereótipos enraizados na sociedade e ressignificando a história através de ações continuas com foco na diversidade presente nas unidades escolares que as práticas pedagógicas sejam inclusivas, que garanta a inserção social voltada para a tolerância, a compreensão e o respeito com o outro. Para efeito deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica pautado nos seguintes autores: Bhabha, H.K, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para Diversidade e Inclusão, Candau, V.M, Castilho, Cortesão, L. e Stoer, Moreira Munanga, Sacristãn, Trindade, Waslsh Catherine.
Referências
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