A Importância de um Curriculo Intercultural a partir da Educação Infantil

  • Marileide do Carmo Amorim Arruda UNEMAT
  • Cira Alves Martins UNEMAT
  • Marizeth de Amorim Campos CMEI Profª Antônia Augusta Leite Ferreira
  • Benedita Rosa da Costa UFMT

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância de um currículo intercultural na escola a partir da educação infantil, visando contribuir para o processo de formação da identidade infantil, a fim de garantir uma educação voltada para o respeito para com o outro e para cidadania. É na educação infantil que se começa a educar para o convívio social, nessa perspectiva, a Educação Infantil deve atuar como referência positiva para todos, inclusive para os afrodescendentes e indígenas, povos estes que foram tão injustiçados ao longo da história, por isso a necessidade de abordar essa temática desde a primeira etapa da educação básica, para desconstruir esses estereótipos enraizados na sociedade e ressignificando a história através de ações continuas com foco na diversidade presente nas unidades escolares que as práticas pedagógicas sejam inclusivas, que garanta a inserção social voltada para a tolerância, a compreensão e o respeito com o outro. Para efeito deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica pautado nos seguintes autores: Bhabha, H.K, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para Diversidade e Inclusão, Candau, V.M, Castilho, Cortesão, L. e Stoer, Moreira Munanga, Sacristãn, Trindade, Waslsh Catherine.

Palavras-chave: Educação Infantil, Diversidade, Currículo, Interculturalidade

Referências

BHABHA, H.K. O local da cultura. Belo Horizonte : Ed. UFMG 2007.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica : diversidade e inclusão. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Brasília, 2013.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

CANDAU,V.M. Ressignificando a didática na perspectiva intercultural. GECEC. Departamento de Educação, PUC-Rio/CNPQ.

CASTILHO, Suely Dulce de. Educação Escolar Quilombola: Avanços e Desafios. Cuiabá MT. Editora Sustentável 2019.

CORTESÃO, L. e STOER, S. Levantando a Pedra. Da Pedagogia inter/cultural ás politicas educacionais numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento 1999.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2013.

MUNANGA, Kabengele (org). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação Continuada, Alfabetização e diversidade, 2008.

SACRISTÃN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. ROSA, Ernani F. da F. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TRINIDAD, Cristina Teodoro. Identificação étnico-racial na voz das crianças em espaços de educação infantil. 2011. Tese (doutorado em psicologia da educação)- Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

WALSH,C. (org) (2001). Lá educación intercultural em la educación. Perú: ministério da Educação (Documento de trabalho).
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ARRUDA, Marileide do Carmo Amorim; MARTINS, Cira Alves; CAMPOS, Marizeth de Amorim; COSTA, Benedita Rosa da. A Importância de um Curriculo Intercultural a partir da Educação Infantil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1476-1485. ISSN 2447-8776.