Astúcias Infantis Profanam o Currículo na/da Escola

  • Edilma de Souza UFMT

Resumo


Este texto, oriundo de uma pesquisa de doutoramento em educação, intenta apresentar as profanações infantis entre o currículo instituído no espaçotempo da escola. A partir da epistemologia da filosofia da diferença, o presente estudo buscou responder a seguinte questão: como as crianças criam desvios e não se deixam capturar por discursos falogocêntricos que circulam no espaçotempo da escola? Esta produção anti-universalista, afirma-se enquanto movimento de desterritorialização de verdades sacralizadas que intentam determinar posições e posturas hegemônicas. A pesquisa teve como objetivo principal compreender como as crianças criam saberes/fazeres/sentires/dizeres entre a estrutura do currículo na/da escola. Para tanto, o caminho investigativo da pesquisa foi trilhado pelo método da Dramatização, proposto por Deleuze na obra A ilha deserta e outros textos (2006), o qual é um exercício do pensamento filosófico, tendo como procedimentos: a leitura, a compreensão, a análise e a produção do pensamento, o que foram explicitados no texto por meio da escritura infantil. Assim, foi possível compreender como a potencialidade crianceira atravessa o espaçotempo da escola, pois outras maneiras foram criadas e barreiras foram quebradas para mostrar que no currículo há a possibilidade da profanação.

Palavras-chave: Crianças, Currículo, Escola, Escritura infantil

Referências

ALVES, Nilda. Praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Photo grafias, escritascotidiano e currículos deformação. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2008.

BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

CONTINENTINO, Ana Maria Amado. Derrida e a diferença sexual para além do masculino e feminino. In: DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar. Às margens: a propósito de Derrida. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO; São Paulo: Loyola, 2002.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS; Doisa, 2013.

CORAZZA, Sandra Mara; RODRIGUES, Carla Gonçalves; HEUSER, Ester Maria Dreher; MONTEIRO, Silas Borges. Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras. In: Revista de Educação Pública. v. 24, n.56, p. 317-331, maio/ago. 2015.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2010.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução: Miriam Schnaiderm e Renato Janini Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.

DERRIDA, Jacques. Esporas: Os estilos de Nietzsche. Tradução de Rafael Haddock - Lobo e Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Cotidiano escolar, formação de professore(as) e currículo (Org.). São Paulo: Cortez, 2008.

KOHAN, Walter. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

MONTEIRO, Silas Borges. Pode um filme-conceito ser um ato de educação? Criação de leitura e espectatura, texto e imagem, escritura e cinema. Cuiabá: 2019 [no prelo].

O DESAFIO DA IGUALDADE, 2016. 1 vídeo (1 min. 51 segs.). Publicado pelo canal PlanBrasilTV. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de setembro de 2018.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Criação curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar. In: FERRAÇO, Carlo Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2008.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Edilma de. Astúcias Infantis Profanam o Currículo na/da Escola. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1486-1497. ISSN 2447-8776.