Trajetórias Acadêmicas: uma Reflexão sobre Cotidianos Universitários e as Subjetividades Presentes na Constituição do Currículo

  • Bruna Borges da Veiga UNEMAT
  • Elen Caroline Tessaro UNEMAT
  • Loriége Pessoa Bitencourt UNEMAT

Resumo


O presente artigo objetiva analisar como os estudantes universitários da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Cáceres-MT, evidenciam suas trajetórias e experiências acadêmicas a partir de suas subjetividades e as contribuições na constituição do currículo de sua formação e dos cotidianos universitários. Realizou-se para isso, um curta metragem sobre o cotidiano universitário a partir de filmagens e entrevistas com acadêmicos que foram editadas contendo os depoimentos dos participantes da pesquisa juntamente com as imagens da universidade organizadas em um vídeo. Realizamos as análises dos depoimentos presentes no curta metragem, evidenciando questões sobre as subjetividades presentes na constituição do currículo e do cotidiano universitário. Portanto, consideramos a partir da análise realizada nesta investigação que é indispensável ao processo educativo o desenvolvimento da Pedagogia Universitária, a criação de uma relação mais profissional entre estudante e professores para que a aprendizagem se concretize na troca de experiências e que, unindo forças, busquem superar os desafios, para a compreensão da importância da universidade pública, de qualidade que contribui para a realização de sonhos.

Palavras-chave: Currículo, Trajetórias Acadêmicas, Cotidianos Universitários

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Publicado
08/11/2021
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VEIGA, Bruna Borges da; TESSARO, Elen Caroline; BITENCOURT, Loriége Pessoa. Trajetórias Acadêmicas: uma Reflexão sobre Cotidianos Universitários e as Subjetividades Presentes na Constituição do Currículo. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1498-1512. ISSN 2447-8776.