Processo Histórico do Reconhecimento do Autismo: Possíveis Contribuições da Cultura no Plural

  • Maria das Graças Pereira Feltrin UFMT
  • Ozerina Victor de Oliveira UFMT
  • Simone Regina de Castro UFMT

Resumo


Nesta pesquisa destacam-se momentos históricos decisivos no reconhecimento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), relacionando-os ao potencial político do significado de cultura em Michael de Certeau (1995). O propósito é construir um referencial teórico que, ao mesmo tempo, amplie as possibilidades analíticas de compreensão do autismo e fortaleça o atendimento das demandas contemporâneas por escolarização de autistas. Em termos históricos, descrevem-se estudos que compreendem as primeiras descrições diagnósticas sobre o autismo e estudos atuais, com comprovação científica. Esta produção científica e a organização coletiva de pessoas pautaram conquistas em favor da escolarização e de outros direitos das pessoas autistas. Conquistas que, em seu conjunto, são entendidas nesta pesquisa como resultado de lutas sociais. Estas, por sua vez, são abordadas por Michel de Certeau (1995) como trabalho de produção cultural e como avanço na compreensão da cultura, entendida como cultura no plural.

Palavras-chave: Autismo, Escolarização, Cultura, Michel de Certeau

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Publicado
08/11/2021
FELTRIN, Maria das Graças Pereira; OLIVEIRA, Ozerina Victor de; CASTRO, Simone Regina de. Processo Histórico do Reconhecimento do Autismo: Possíveis Contribuições da Cultura no Plural. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1583-1594. ISSN 2447-8776.