Arena da Educação: Modelo de Ensino que Proporciona a Articulação de Saberes da BNCC e Modalidades Esportivas

  • Flávio Marcelo Bueno de Castro EEGJF / SEDUC-MT
  • Edenar Souza Monteiro UNIC / UNOPAR

Resumo


Este artigo trata de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi conhecer o modelo de ensino "Escola Plena" ofertado na Escola Estadual Governador José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotavam para articular os saberes da BNCC e das modalidades esportivas. Os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas. A metodologia foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método foi análise de conteúdo por Bardin (2016). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa, que foram oito docentes e três gestores. Os resultados apontaram que o corpo docente com o apoio da gestão, desenvolveram práticas pedagógicas inovadoras articulando saberes da BNCC e da parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola, utilizaram a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do estudante contribuindo com o seu projeto de vida.

Palavras-chave: Escola Plena, Estratégias pedagógicas, Formação integral, Práticas pedagógicas inovadoras

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Publicado
08/11/2021
CASTRO, Flávio Marcelo Bueno de; MONTEIRO, Edenar Souza. Arena da Educação: Modelo de Ensino que Proporciona a Articulação de Saberes da BNCC e Modalidades Esportivas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1621-1635. ISSN 2447-8776.