Arena da Educação: Modelo de Ensino que Proporciona a Articulação de Saberes da BNCC e Modalidades Esportivas

  • Flávio Marcelo Bueno de Castro EEGJF / SEDUC-MT
  • Edenar Souza Monteiro UNIC / UNOPAR

Resumo


Este artigo trata de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi conhecer o modelo de ensino "Escola Plena" ofertado na Escola Estadual Governador José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotavam para articular os saberes da BNCC e das modalidades esportivas. Os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas. A metodologia foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método foi análise de conteúdo por Bardin (2016). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa, que foram oito docentes e três gestores. Os resultados apontaram que o corpo docente com o apoio da gestão, desenvolveram práticas pedagógicas inovadoras articulando saberes da BNCC e da parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola, utilizaram a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do estudante contribuindo com o seu projeto de vida.

Palavras-chave: Escola Plena, Estratégias pedagógicas, Formação integral, Práticas pedagógicas inovadoras

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução por Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUER, M.W.; GASKELL, G.(org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – um manual prático. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 189-217.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12 ed., São Paulo: Cortez, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

KUHN, T. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LÉVY-STRAUSS, C. Aula inaugural. In: ZALUAR, A.(org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975, p. 215.

MINAYO, M.C.S; GOMES, R; DESLANDES, S.F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2018.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Tradução por Francisco Pereira. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani Rosa. 2. ed. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Flávio Marcelo Bueno de; MONTEIRO, Edenar Souza. Arena da Educação: Modelo de Ensino que Proporciona a Articulação de Saberes da BNCC e Modalidades Esportivas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1621-1635. ISSN 2447-8776.