Os Ditos e o Não Dito sobre os Corpos Negros Masculinos Negros e suas Representações no Currículo

  • Claudinei Caetano dos Santos

Resumo


Essa análise se propõe a pensar como as representações sobre o corpo negro masculino podem fabricar reproduções heteronormativas e racistas na vida dos estudantes secundaristas, a partir do livro didático de história, analisando como as construções das narrativas do racismo étnico-racial são representadas no mesmo. Nessa perspectiva, autoras e autores como Grada Kilomba (2019), Louro (2000), Cotrim (2008), Chartier (2011) Rosemberg (2003), Chiavenato (1999), Barros e Barreto (2018), Bittencourt (1997), Freire (2005), FABRIS (2008), Costa (1986), Ceccarelli (2008) e outros que dialogam com a temática vão subsidiar a investigação. A partir das imagens representadas no livro didático será pensando os desdobramentos e efeitos que essas produzem nos corpos negros masculinos, bem como em sua construção identitária, vislumbrando esses aspectos pela história ali representada bem como sua cultura, verificando quais efeitos são percebidos em ressonância com as imagens e as pessoas fenotipicamente negras.

Palavras-chave: Representações, Livro Didático, Racismo, Masculinidade, Heteronormatividade

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Publicado
08/11/2021
SANTOS, Claudinei Caetano dos. Os Ditos e o Não Dito sobre os Corpos Negros Masculinos Negros e suas Representações no Currículo. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1663-1676. ISSN 2447-8776.