A Redução do Currículo Educacional: uma Reflexão sobre o Lugar da Experiência do Sujeito
Resumo
Este trabalho tem por finalidade revisitar alguns dos conceitos imbricados na formulação do Currículo educacional, entendendo-o como fundamental para a compreensão do mundo a partir do processo de formação humana na qual a escolar se insere. Partindo da categoria historiográfica de tempo enquanto definição conceitual reconhecida no âmbito das experiências humanas, as quais elaboram e mantém a rede de significados históricos subjacentes às organizações sociais, discute a existência de forças políticas dinâmicas em disputa ideológica as quais podem levar à verdadeiros retrocessos em conquistas sociais julgadas consolidadas. Analisa de forma sumária o resultado parcial de pesquisa sobre Indicadores Sociais de natureza estatística, elaborados e utilizados pelo Governo Federal ao longo dasúltimas décadas em processos diagnósticos que objetivam a intervenção social por meio de ações e de Políticas Públicas, denunciando, através da relação entre os objetivos e metodologia dos Indicadores o não tratamento de questões essenciais aos propósitos aos quais se destinam.
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