O Uso de Videoaulas como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem nas Aulas da Área de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Fundamental
Resumo
Neste artigo, buscamos investigar como as professoras da área de Linguagens e suas tecnologias utilizam o recurso das videoaulas nas aulas remotas com turmas do 7º ao 9º ano de uma escola estadual de Várzea Grande/MT durante o continuum curricular 20/211. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados em documentos oficiais do governo do Estado, grupos de aplicativos de mensagens e salas de aula virtuais utilizados pela escola como meios de comunicação e espaço destinado a interações e momentos de ensino-aprendizagem. O estudo está fundamentado em leis e referenciais curriculares do Governo Federal (Constituição Federal – CF/1988, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, Lei 9394/96 e Base Nacional Comum Curricular BNCC) e documentos, instruções e decretos do Governo do Estado de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – Seduc/MT, além de pesquisas sobre educação realizadas com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Infância – UNESCO. Os dados serão analisados à luz dos estudos de Zani, Bueno e Dolz (2020), Rojo (2017), Libâneo (2013) e Silva (2019). Os resultados iniciais apontam para a necessidade de repensar a formação continuada dos profissionais da educação, incluindo formações relacionadas ao uso eficiente das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação e melhoria da conectividade de estudantes e professores.
Referências
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96. Brasília. DF: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 05 julho de 2020.
______. Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Fundamental. Brasília: 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 23 de maio de 2021.
______. Ministério da Saúde. Portaria nº 188/GM/MS. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/Portaria-188-20-ms.htm. Acesso em 10 de maio de 2021.
_____. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: livro 01. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 15 de maio de 2021.
_____. Lei nº 14.172/2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.172-de-10-de-junho-de-2021-325242900. Acesso em 15 de junho de 2021.
CETIC. Pesquisa TIC 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em 10 de maio de 2021.
ITAÚ SOCIAL. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: um olhar sobre as múltiplas desigualdades. Disponível em: [link]. Acesso em 21 de maio de 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
MATO GROSSO. Conselho Estadual de Educação. Resolução Normativa nº 002/2020-CEE/MT. Disponível em: legislacao (cee.mt.gov.br). Acesso em 26 de maio de 2021.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004, p. 1 -9. Disponível em [link]. Acesso em 15 de julho de 2021.
ROJO. Roxane. Entre plataformas, ODAS e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web21. Revista The Specialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem. São Paulo, v. 38, nº. 1, jan-jul 2017, p. 1-27. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32219/23261. Acesso em 18 de maio de 2021.
SILVA, Amanda Moreira da; A uberização do trabalho docente no Brasil: uma tendência de precarização no século XXI. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v.17, nº 34, set-dez de 2019, p. 229-251. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/38053. Acesso em 14 de junho de 2021.
ZANI, Juliana Bacan; BUENO, Luzia; DOLZ, Joaquim. Atividade docente e uma proposta de formação para as vídeo-aulas. Revista Linha D’Água (Online). São Paulo, v. 33, n. 2, p. 91-111, maio-ago. 2020, p. 91-111. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166801/162691. Acesso em 26 de abril de 2021.