O Uso de Videoaulas como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem nas Aulas da Área de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Fundamental

  • Silvana dos Santos Costa Oliveira UFMT
  • Silas Borges Monteiro UFMT

Resumo


Neste artigo, buscamos investigar como as professoras da área de Linguagens e suas tecnologias utilizam o recurso das videoaulas nas aulas remotas com turmas do 7º ao 9º ano de uma escola estadual de Várzea Grande/MT durante o continuum curricular 20/211. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados em documentos oficiais do governo do Estado, grupos de aplicativos de mensagens e salas de aula virtuais utilizados pela escola como meios de comunicação e espaço destinado a interações e momentos de ensino-aprendizagem. O estudo está fundamentado em leis e referenciais curriculares do Governo Federal (Constituição Federal – CF/1988, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, Lei 9394/96 e Base Nacional Comum Curricular BNCC) e documentos, instruções e decretos do Governo do Estado de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – Seduc/MT, além de pesquisas sobre educação realizadas com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Infância – UNESCO. Os dados serão analisados à luz dos estudos de Zani, Bueno e Dolz (2020), Rojo (2017), Libâneo (2013) e Silva (2019). Os resultados iniciais apontam para a necessidade de repensar a formação continuada dos profissionais da educação, incluindo formações relacionadas ao uso eficiente das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação e melhoria da conectividade de estudantes e professores.

Palavras-chave: Videoaulas, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação no contexto da pandemia

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Publicado
08/11/2021
OLIVEIRA, Silvana dos Santos Costa; MONTEIRO, Silas Borges. O Uso de Videoaulas como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem nas Aulas da Área de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Fundamental. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1693-1706. ISSN 2447-8776.