Reflexões Teóricas nos Textos de Nietzsche, Rousseau e Kant

  • Cálita Fernanda de Paula Martins UNEMAT
  • Alice de Jesus UNEMAT

Resumo


Este estudo foi desenvolvido no decorrer da disciplina de "Teorias da Educação" no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu-UNEMAT) e tem por objetivo discutir os fundamentos filosóficos no âmbito da educação, por meio de reflexões teóricas nos textos de Nietzsche, Rousseau e Kant. E com base nesses autores buscamos compreender e estabelecer relações com os ideais e princípios fenomenológicos de Goethe o que nos leva ao principal teórico estudado no decorrer da pesquisa desenvolvida no mestrado: Steiner. E como resultado deste processo de reflexão teórica deparamos que Steiner fundamenta os princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf na fenomenologia de Goethe. E Goethe, por sua vez, foi leitor e pesquisador das obras de Rousseau, teve contato com Nietzsche, admirando e reconhecendo seus méritos e assume os elementos gnosiológicos que Kant havia desprezado em sua epistemologia e procura desenvolvê-los. Goethe é o homem empírico e Kant é o homem da abstração.

Palavras-chave: Teoria, Nietzsche, Rousseau, Kant

Referências

ECKERMANN, Johann Peter. Gespräche mit Goethe in den letzten Jahren seines Lebens. Disponível em [link]. Acesso em 21 de set. de 2021.

KANT. Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2º ed. Piracicaba: Unimep, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer educador. Tradução Adriana M. Saura Vaz. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 1999.

PEREIRA, Otaviano. O que é teoria. 10º ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio: ou, da educação. Tradução de Sérgio Milliet. 3º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Cálita Fernanda de Paula; JESUS, Alice de. Reflexões Teóricas nos Textos de Nietzsche, Rousseau e Kant. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1707-1716. ISSN 2447-8776.