Reflexões Teóricas nos Textos de Nietzsche, Rousseau e Kant
Resumo
Este estudo foi desenvolvido no decorrer da disciplina de "Teorias da Educação" no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu-UNEMAT) e tem por objetivo discutir os fundamentos filosóficos no âmbito da educação, por meio de reflexões teóricas nos textos de Nietzsche, Rousseau e Kant. E com base nesses autores buscamos compreender e estabelecer relações com os ideais e princípios fenomenológicos de Goethe o que nos leva ao principal teórico estudado no decorrer da pesquisa desenvolvida no mestrado: Steiner. E como resultado deste processo de reflexão teórica deparamos que Steiner fundamenta os princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf na fenomenologia de Goethe. E Goethe, por sua vez, foi leitor e pesquisador das obras de Rousseau, teve contato com Nietzsche, admirando e reconhecendo seus méritos e assume os elementos gnosiológicos que Kant havia desprezado em sua epistemologia e procura desenvolvê-los. Goethe é o homem empírico e Kant é o homem da abstração.
Referências
KANT. Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2º ed. Piracicaba: Unimep, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer educador. Tradução Adriana M. Saura Vaz. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 1999.
PEREIRA, Otaviano. O que é teoria. 10º ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio: ou, da educação. Tradução de Sérgio Milliet. 3º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.