Balanço de Produção sobre as Contribuições do PIBID para a Formação de Professores Alfabetizadores

  • Odair Alves Vieira UNEMAT
  • Ângela Rita Christofolo de Mello UNEMAT

Resumo


Esse trabalho trata de um balanço de produção envolvendo a temática do PIBID. Tem como finalidade mapear e apresentar o levantamento de trabalhos, discutir e conhecer as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre nosso objeto de pesquisa. A metodologia da pesquisa é do tipo bibliográfica e adotamos como abordagem a pesquisa quanti-qualitativa. Utilizamos como fonte de busca de dados a plataforma da CAPES. Após discussão no Grupo de Pesquisa decidimos pelos seguintes descritores: “PIBID e formação”; “PIBID e Pedagogia”; “PIBID e Alfabetização” e “PIBID e Políticas de formação”. Foram escolhidos para análise 10 trabalhos que se aproximam da nossa proposta de pesquisa. Todas as pesquisas encontradas mostram uma preocupação em pesquisar as contribuições do Programa para a formação de professores iniciantes. Quando pensamos nas contribuições do PIBID para a formação de professores alfabetizadores encontramos apenas 02 trabalhos, um estudo teórico de análise documental e outro voltado para os resultados de um subprojeto para a melhoria da leitura dos alunos no ciclo de alfabetização. Apontamos ao final, que é emergente continuarmos as pesquisas que já foram realizadas para fomentar e valorizar as contribuições do Programa enquanto política de formação docente, que possibilita aos futuros professores, melhores condições de se tornarem bons docentes.

Palavras-chave: Balanço de produção, PIBID, Formação de professores

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Publicado
08/11/2021
VIEIRA, Odair Alves; MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Balanço de Produção sobre as Contribuições do PIBID para a Formação de Professores Alfabetizadores. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1746-1759. ISSN 2447-8776.