Balanço de Produção sobre as Contribuições do PIBID para a Formação de Professores Alfabetizadores

  • Odair Alves Vieira UNEMAT
  • Ângela Rita Christofolo de Mello UNEMAT

Resumo


Esse trabalho trata de um balanço de produção envolvendo a temática do PIBID. Tem como finalidade mapear e apresentar o levantamento de trabalhos, discutir e conhecer as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre nosso objeto de pesquisa. A metodologia da pesquisa é do tipo bibliográfica e adotamos como abordagem a pesquisa quanti-qualitativa. Utilizamos como fonte de busca de dados a plataforma da CAPES. Após discussão no Grupo de Pesquisa decidimos pelos seguintes descritores: “PIBID e formação”; “PIBID e Pedagogia”; “PIBID e Alfabetização” e “PIBID e Políticas de formação”. Foram escolhidos para análise 10 trabalhos que se aproximam da nossa proposta de pesquisa. Todas as pesquisas encontradas mostram uma preocupação em pesquisar as contribuições do Programa para a formação de professores iniciantes. Quando pensamos nas contribuições do PIBID para a formação de professores alfabetizadores encontramos apenas 02 trabalhos, um estudo teórico de análise documental e outro voltado para os resultados de um subprojeto para a melhoria da leitura dos alunos no ciclo de alfabetização. Apontamos ao final, que é emergente continuarmos as pesquisas que já foram realizadas para fomentar e valorizar as contribuições do Programa enquanto política de formação docente, que possibilita aos futuros professores, melhores condições de se tornarem bons docentes.

Palavras-chave: Balanço de produção, PIBID, Formação de professores

Referências

ALVES, R. R. Professores iniciantes egressos do PIBID em ação: aproximações à sua prática profissional. Defesa 2017, 136 f. Dissertação de Mestrado em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2017.

ANDRADE, I. A. F. de Interface entre ações do subprojeto PIBID-Alfabetização e o desempenho de leitura de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. Defesa: 2018, 211 f. Dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2018.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: <https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/!/>. Acesso em 14 jun. 2021.

CAMPELO, T. da S. Entre transformadores e reformadores: o PIBID e as disputas por sentidos de docência e formação de professores. Defesa: 2019, 249 f. Tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

DUARTE, A. M. O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência na formação continuada de professoras alfabetizadoras. Defesa: 2014. 174 f. Dissertação de Mestrado profissional em educação e tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, 2014.

FERNANDES, E. de G. T. Alfabetização, letramento e a formação do professoralfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid. Defesa: 2015, 174 f. Dissertação de mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, 2015.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, agosto/2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. São Paulo: Paz e terra, 2017.

GAMBOA, S. S. Quantidade-Qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: FILHO. José Camilo dos Santos; GAMBOA, Silvio Sánchez. (Organizadores) Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade, de.8. ed. São Paulo, Cortez, 2013.

GATTI, B. A. et. al. Atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório preliminar de pesquisa. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2009.

MARQUEZAN, F. F. A espiral da aprendizagem docente: processos formativos de egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Defesa: 2016, 275 f. Tese de doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

PENTEADO, A. de L. A profissionalidade docente para a educação básica de qualidade social: possibilidades do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Defesa: 2015, 174 f. Tese de doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2015.

POLETTI, G. L. Políticas de Formação Docente: o PIBID como indutor de qualidade no curso de pedagogia da URI campus de Frederico Westphalen. Defesa: 2016, 107 f. Dissertação de Mestrado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Frederico Westphalen, 2016.

RIBEIRO, T. R. C. Produção científica da linha de pesquisa: formação de professores, políticas e práticas pedagógicas do mestrado em educação da UNEMAT/Cáceres. Anais Vol. 3 (2018): Encontro Cacerense de Economia Solidária, Cáceres/MT, Brasil, 1619 Abril 2018, Núcleo Unemat-Unitrabalho, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Unemat Editora.

ROMANOWKI. J. P., ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, M. R. dos. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Formação de professores e a Constituição da Identidade Docente. Defesa: 2017, 216 f. Dissertação de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Catalão, 2017.

SAVIANI, D. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação. PUC-Campinas, n. 24, p. 7-16, 2008.

SILVA, A. A. de. Repercussões das atividades desenvolvidas pelos projetos institucionais da UFSM no âmbito do PIBID/CAPES/MEC em escolas públicas de educação básica. Defesa: 2012, 315 f. Dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Santa Maria, 2012.

SOARES, M. B. Alfabetização. Brasília : MEC/INEP, Comped, 2000.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA, Odair Alves; MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Balanço de Produção sobre as Contribuições do PIBID para a Formação de Professores Alfabetizadores. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1746-1759. ISSN 2447-8776.