Formação Permanente de Professores da Educação Básica de Mato Grosso: Qualificação para Aprimoração da Prática ou para Subsistência na Profissão

  • Sandra Terezinha Marchiori UFMT
  • Marta Maria Pontin Darsie UFMT

Resumo


Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico e documental, o qual procurou se entender como tem sido pensada a formação permanente do professorado na rede pública estadual de Mato Grosso (MT). Buscou se aporte teórico que auxiliasse na interpretação do modelo predominante do processo formativo praticado, considerando o Orientativo, a Instrução Normativa, o Edital do Processo Seletivo para Atribuição de aula do Estado de Mato Grosso (PAS, 2019) e a Ficha de contagem de pontos. A questão central é: como trabalhar uma formação permanente que possibilite a atualização, a inovação e o diálogo entre a teoria, o contexto e a prática educativa, tendo em vista as condições determinadas pela política de seleção de professores? Nessa busca, fez se um estudo que transita pela formação profissional, pela formação permanente dos professores, pelos caminhos da formação na escola, até chegar a todas as escolas de MT. Por fim, realizar uma análise dos critérios de pontuação estabelecidos nos documentos e no arquétipo de formação determinado, confrontando o com o modelo ideal. O que se tem como reflexão é que o padrão de formações valorizado no PAS pode propiciar conhecimento, mas, não garante à mudança necessária a prática de ensino dos professores.

Palavras-chave: Formação permanente, Atualização e inovação, Mudança na prática

Referências

IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: Formar para mudança e a incerteza; [tradução Silvana Cobucci Leite]. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época; v. 14).

_________.Formação permanente do professorado: novas tendência.[tradução de Sandra Trabucco Velenzuela]. São Paulo: Cortez, 2009.

MATO GROSSO: Lei Complementar nº 50, de 1º de outubro de 1998. Disponível em: [link]. Acesso em 02 de out. 2020.

MATO GROSSO - Orientativo PAS 2020: Disponível em: [link]. Acesso em 07 de out. de 2020.

MATO GROSSO - Orientativo do Projeto de Formação Da/Na Escola- Secretaria Adjunta de Gestão Educacional - Superintendência de Políticas de Desenvolvimento Profissional. Março/2019.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Secretaria de Estado de Gestão - Imprensa Oficial -INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006/2019/GS/SEDUC/MT. Publicado em Diário Oficial Nº 27.632 de 14 de Novembro de 2019, P. 15.

___________,Secretaria de Estado de Gestão - Imprensa Oficial -EDITAL DE SELEÇÃO Nº 007/2019/GS/SEDUC/MT. Processo de Atribuição da Seduc - Publicado em Diário Oficial Nº 27625 de 5 de Novembro de 2019. P. 19.

NÓVOA, António, Formação de professores e profissão docente. Texto publicado em NÓVOA, António, coord. - "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Disponível em: [link]. Acesso em 08 de out. de 2020.

TRADIF, Maurice. Saberes docentes e Formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MARCHIORI, Sandra Terezinha; DARSIE, Marta Maria Pontin. Formação Permanente de Professores da Educação Básica de Mato Grosso: Qualificação para Aprimoração da Prática ou para Subsistência na Profissão. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1760-1774. ISSN 2447-8776.