Formação Permanente de Professores da Educação Básica de Mato Grosso: Qualificação para Aprimoração da Prática ou para Subsistência na Profissão

  • Sandra Terezinha Marchiori UFMT
  • Marta Maria Pontin Darsie UFMT

Resumo


Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico e documental, o qual procurou se entender como tem sido pensada a formação permanente do professorado na rede pública estadual de Mato Grosso (MT). Buscou se aporte teórico que auxiliasse na interpretação do modelo predominante do processo formativo praticado, considerando o Orientativo, a Instrução Normativa, o Edital do Processo Seletivo para Atribuição de aula do Estado de Mato Grosso (PAS, 2019) e a Ficha de contagem de pontos. A questão central é: como trabalhar uma formação permanente que possibilite a atualização, a inovação e o diálogo entre a teoria, o contexto e a prática educativa, tendo em vista as condições determinadas pela política de seleção de professores? Nessa busca, fez se um estudo que transita pela formação profissional, pela formação permanente dos professores, pelos caminhos da formação na escola, até chegar a todas as escolas de MT. Por fim, realizar uma análise dos critérios de pontuação estabelecidos nos documentos e no arquétipo de formação determinado, confrontando o com o modelo ideal. O que se tem como reflexão é que o padrão de formações valorizado no PAS pode propiciar conhecimento, mas, não garante à mudança necessária a prática de ensino dos professores.

Palavras-chave: Formação permanente, Atualização e inovação, Mudança na prática

Referências

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Publicado
08/11/2021
MARCHIORI, Sandra Terezinha; DARSIE, Marta Maria Pontin. Formação Permanente de Professores da Educação Básica de Mato Grosso: Qualificação para Aprimoração da Prática ou para Subsistência na Profissão. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1760-1774. ISSN 2447-8776.