Reformulações Curriculares das Licenciaturas em Matemática: Mapeamento da Produção Científica

  • Jennifer Boscato Gomes UNEMAT
  • Loriége Pessoa Bitencourt UNEMAT

Resumo


Este trabalho apresenta um Balanço de Produção realizado como atividade avaliativa para a disciplina de Atividades Integradas de Pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/ UNEMAT). Tem-se como objetivo mapear as produções científicas brasileiras desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, relacionadas às temáticas: reformulação curricular, currículo e licenciatura em Matemática para alicerçar nossa proposta de pesquisa de mestrado em fase inicial de desenvolvimento. Os percursos metodológicos deste trabalho se pautaram na pesquisa bibliográfica, por meio de consultas na plataforma CAPES de Teses e Dissertações. Nestas consultas, utilizamos como descritores: "reformulação curricular"; "currículo" AND "licenciatura em matemática"; "currículo" AND "formação de professores de matemática" e; "currículo" AND "formação inicial de professores de matemática", com um recorte temporal de dez anos, ou seja, de 2011 a 2020. Como resultado, concluímos que o quantitativo de produções encontradas reforça a pertinência da nossa proposta de pesquisa. Também, a partir das produções que mais nos interessaram, tivemos a oportunidade de conhecer as teorias e metodologias que estão sendo utilizadas, bem como, identificar a necessidade em se discutir sobre as problemáticas que refletem nos currículos que formam professores de Matemática.

Palavras-chave: Currículo da Licenciatura em Matemática, Formação de Professores, UNEMAT/Cáceres

Referências

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Publicado
08/11/2021
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GOMES, Jennifer Boscato; BITENCOURT, Loriége Pessoa. Reformulações Curriculares das Licenciaturas em Matemática: Mapeamento da Produção Científica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1789-1801. ISSN 2447-8776.