Paulo Freire e Minha Experiência Profissional: Educação, Escola, Esperança e Vida

  • Odorico Ferreira Cardoso Neto UFMT

Resumo


No ano de comemoração do centenário de Paulo Freire, o artigo apresentado pretende produzir um relato de experiências/ensaio teórico em vista do legado do patrono da educação e a possibilidade de uma atitude comunicativa com seus escritos. O diálogo proposto é entre a importância do pensamento de Paulo Freire e o processo que envolve a formação inicial e continuada dos educadores, seus processos de conquista, de construção, de criação no chão da escola. Algumas das interpelações deste ensaio sinalizam para o cotidiano de nossos fazeres, pensares, agires educacionais que nos potencializam enquanto sujeitos pensantes no front da luta a favor a emancipação social, a partir da pedagogia do oprimido afrontando contraditórios: diálogo/conflito, amor/ódio, democracia/ditadura, prisão/liberdade entre tantas outras dicotomias. O objetivo textual é problematizar o que nos inquieta a fim de contribuir com a construção de uma sociedade que faça e pense a favor da emancipação, da cidadania, da transformação, da empatia, da igualdade e da vida digna. A relevância deste texto assenta-se ao campo educacional, tendo como pressuposto insistir na importância do diálogo crítico, permeável de disposição genuinamente participativa.

Palavras-chave: Educação, Escola, Experiência Profissional, Paulo Freire

Referências

ABICALIL, Carlos. Dossiê 100 anos de Paulo Freire (Prefácio). In: Revista Panorâmica, UFMT-ICHS/CUA, Barra do Garças (no prelo)

BUARQUE, Chico. Meu caro amigo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3VT5j1CV-hQ. Acesso em: 28 jul. 2021.

Câmara dos Deputados. Proposta de Emenda á Constituição nº 135-B, de 2019. Disponível em: [link] Acesso em: 10 ago. 2021.

Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica,. 2008, p. 71-73.

Folha de São Paulo. 4-milhoes-abandonaram-estudos-na-pandemia, diz pesquisa. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 jul. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GADOTTI, Moacir. In: PADILHA, Paulo Roberto.... et al. (Organizadores). 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido. 1. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1985. I88p. (Educação e tempo presente, 10).

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019, 269 p.

Vieira, A. Cartas Pedagógicas (verbete). In D. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (org).

ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/dialogicidade. In D. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (org). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica,. 2008, p. 236.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO NETO, Odorico Ferreira. Paulo Freire e Minha Experiência Profissional: Educação, Escola, Esperança e Vida. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1841-1852. ISSN 2447-8776.