Paulo Freire e Minha Experiência Profissional: Educação, Escola, Esperança e Vida
Resumo
No ano de comemoração do centenário de Paulo Freire, o artigo apresentado pretende produzir um relato de experiências/ensaio teórico em vista do legado do patrono da educação e a possibilidade de uma atitude comunicativa com seus escritos. O diálogo proposto é entre a importância do pensamento de Paulo Freire e o processo que envolve a formação inicial e continuada dos educadores, seus processos de conquista, de construção, de criação no chão da escola. Algumas das interpelações deste ensaio sinalizam para o cotidiano de nossos fazeres, pensares, agires educacionais que nos potencializam enquanto sujeitos pensantes no front da luta a favor a emancipação social, a partir da pedagogia do oprimido afrontando contraditórios: diálogo/conflito, amor/ódio, democracia/ditadura, prisão/liberdade entre tantas outras dicotomias. O objetivo textual é problematizar o que nos inquieta a fim de contribuir com a construção de uma sociedade que faça e pense a favor da emancipação, da cidadania, da transformação, da empatia, da igualdade e da vida digna. A relevância deste texto assenta-se ao campo educacional, tendo como pressuposto insistir na importância do diálogo crítico, permeável de disposição genuinamente participativa.
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